A educação é a base para assegurar o desenvolvimento do país. Contudo a diferença relacionada a distribuição de informações- qual forma a educação no indivíduo- assegura um desnível intelectual, pois limita o sujeito, bem como suas possibilidades de progresso. De acordo com o filósofo austríaco Ludwing Wittgenstein, "Os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo", evidenciando o quanto as informações são indispensáveis para a evolução. Tais fatos, estão relacionados com a distribuição de informações, que está se tornando cada vez mais desigual, e decorre da despreocupação de órgãos responsáveis em mudar tal problema.
Ademais é indubitável que a falta de posicionamento da população contribui para a continuidade da problemática. Partindo desse pressuposto, observa -se que a aceitação das realidades impostas aos indivíduos- qual negam a oportunidade de promover a mudança- agrava a situação, contribuindo para a expansão de tal quadro deletério. Nesse viés, à afirmação do filósofo Jean-Jacques Rousseau de que o ser humano, apesar de livre, se encontra acorrentado por toda parte, corrobora com o fato supracitado.
Portanto, cabe ao governo e demais órgãos ligados à mídia, que por meio de leis de investimentos, estabeleçam políticas adequadas, contando com campanhas organizadas pelo corpo social, ambos trabalhando a fim de garantir a justiça para com os indivíduos. De tal modo, solucionando o empecilho, a visão de Theodor Arnold poderá ser contrariada, é o povo ocupará o lugar que lhe pertence mediante à indústria cultural.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.