Uma das grandes dificuldades para o deficiente auditivo é a falta de investimento do governo nas condições fundamentais que possibilitam o ensino para essas pessoas. E isso fica evidente quando uma pesquisa feita pela INEP apontou que, entre os anos de 2012 e 2016 houve uma queda no número das matriculas de surdos, seja na educação básica ou na educação especial.
Outro grande desafio para a educação dos surdos é uma consequência de um problema identificado por Pierre Bourdieu, sendo este o fato de que a democratização do ensino não é uma garantia da extinção das desigualdades sociais. Contudo, para que essas diferenças se tornem menos acentuadas é necessário considerar as diferenças sociais e culturais de cada indivíduo. Portanto fica claro que para o deficiente auditivo esse problema se agrava ainda mais.
Nesse sentido se torna evidente as dificuldades sofridas por deficientes auditivos, o que torna imprescindível a necessidade de soluções para esse problema. Por isso deve ficar a cargo do ministério da educação investir mais na educação e promover cursos que capacitem os profissionais da educação, para que o ensino não seja apenas garantido, mas para que atenda às necessidades de cada indivíduo. Dessa forma podemos minimizar quaisquer barreiras que impossibilitam os deficientes auditivos de exercerem sua cidadania.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.