Nesse contexto, vale ressaltar que a falta de acesso à população, especialmente na terceira idade quando mais jovens, possuíam dificuldade de acesso as salas de aulas, onde aprenderiam a ler e escrever. Ademais, também é importante salientar que a população jovem não fica de fora, apesar de saberem ler e escrever, há aqueles que têm dificuldade em interpretar, uma notícia por exemplo.
Consequentemente, segundo o IBGE, em 2019, 11 milhões de brasileiros não sabem ler, principalmente no Norte e Nordeste, onde os Estados que constituem essas regiões, apresentam maiores taxas de desigualdade do país. Esses números, devem-se a baixa eficácia das medidas públicas e incetivos, por parte dos Governos Estaduais e Federal.
Portanto, diante do exposto, cabe ao Governo Federal, através do ministério da Educação junto com as secretárias de educação, responsáveis pela educação na nação lançarem campanhas que incentivam a aprendizagem da leitura em território nacional. Para assim, atenuar à taxa de analfabetismo no Brasil. Assim, a leitura, como parte da educação, será assegurada para a população brasileira, como previsto na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada