O Brasil se apresenta com um contexto histórico de desigualdades sociais desde a vinda da família real portuguesa ao Brasil, aonde fizeram melhorias como escolas, teatros e museus mas apenas a população de elite desfrutava desses recursos, enquanto a parte pobre da sociedade era excluída. Todos esses fatores se perpetuam até os dias atuais, a população menos favorecida não possui o acesso a uma internet de qualidade e os planos de wi-fi são extremamente caros e fora da realidade de milhões de brasileiros.
Ademais é imperativo ressaltar que grande parte da população não é incentivada a utilizar esses recursos e não recebem informações adequadas. Não se tem um preparo escolar para incluir o aluno nesse meio tecnológico e além disso os professores também não recebem um treinamento adequado para lidar com a internet. Todos estes fatores contribuem para a permanência desta terrível problemática.
Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. É de extrema importância uma ação do ministério da economia afim de criar um cartão digital para todas as famílias beneficiárias do programa bolsa família com um valor de duzentos reais aonde essa família poderá contratar um plano de internet. Além disso é necessário nas escolas municipais se oferecer um curso profissionalizante para os professores poderem se adequar as novas tecnologias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.