Primeiramente, as causas que motivam os alunos á evasão escolar, além de serem muitas, estão tanto ligadas a questões sociais, quanto a má administração do Estado para com esses serviços essenciais, nesse caso a Educação. Por exemplo, um aluno deixa de estudar e começa a trabalhar para aumentar a renda de sua família, essa pausa não está somente ligada ao fato da maioria da população ser pobre, e por isso ele trabalha pra ajudar em casa, mas também do Ensino público ser sucateado e sem uma infraestrutura adequada. Com isso, o aluno prefere o emprego, porque além de gerar uma certa autonomia financeira, ele ainda consegue levar o sustento para casa.
Por conseguinte, a permanência desse quadro acaba influenciando negativamente em problemas já existentes na sociedade brasileira. Só para ilustrar, jovens que não completam o Ensino médio, acabam tendo dificuldades para entrar no mercado de trabalho, e quando conseguem, o emprego é mal remunerado, assim, essa situação colabora para o aumento da pobreza no país. Ademais, também existe a possibilidade desses jovens irem para a criminalização, uma vez que, a remuneração é bem melhor e não precisarem de experiência ou escolaridade alguma.
Portanto, faz-se necessário medidas para amenizar esse problema. Por isso, a Secretaria de Educação juntamente ás Escolas públicas, devem implementar o projeto “ Aprendendo a aprender", que consiste em ensinar matérias que os alunos consideram “chatas", de uma forma mais atrativa, como por exemplo, fazer gincanas didáticas, feiras, etc. Com o intuito de gerar um interesse no aluno e quebrar aquela ideia monótona sobre o aprendizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.