Primeiramente, é importante destacar que grande parte dos usuários de aplicativos de comunicação, costumam publicar apenas o lado positivo da sua vida, fazendo com que haja uma autocobrança de outros usurários por desejo de ter uma vida perfeita ou um corpo impecável, surgindo assim, a consequência de uma saúde mental prejudicada. Além disso, de acordo com a empresa britânica "GlobalWebIndex" que estuda o tempo que os usuários passam em redes sociais em todo o mundo, o Brasil é o segundo país mais conectado, perdendo apenas para Filipinas. Sendo assim, quanto mais tempo conectado, mais a saúde mental será afetada.
Outrossim, o mundo conectado tornou as relações humanas vazias, onde pessoas dizem o que não sentem. De acordo com o filósofo Bauman, "as relações humanas se resumem em conectar e desconectar", já que dentro das plataformas digitais de comunicação pode-se fazer mais de 20 amizades em apenas um dia. Além disso, no documento "O dilema das redes" disponível na Netflix, profissionais da área da tecnologia informa o quanto redes sociais afetam as relações humanas por motivos de alienação.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio de verbas governamentais, disponibilizar profissionais da área de informática para alertar jovens sobre o perigo da alienação nas redes sociais em instituições de educação pública e privada. Assim, ressalta-se a relevância de resolver a problemática no momento atual, pois, como defendeu Martin Luther King: "Toda hora é hora de fazer o certo".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.