A princípio, obseva-se que o desrespeito à legislativa é um fator determinante para a persistência do problema. Na lei Maria da Penha, 2006, está previsto a punição e proibição de atos de violência doméstica. Entretanto, nota-se que mesmo diante as denúncias os agressores não são punidos devidamente, deixando as vítimas desprotegidas, demonstrando, assim, a insuficiência legislativa, portanto, para o combate dessa violência é necessário medidas de Políticas Públicas que protejam essas mulheres.
Em segundo plano, nota-se também a questão da falta de senso crítico por parte da sociedade. Nesse sentido, entende -se desde o iluminismo, que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Porém, a falta de criticidade de algumas pessoas em denunciar e apoiar as vítimas de agressão doméstica, colabora drasticamente com esse entrave, pois, é de extrema importância medidas de conscientização das pessoas para combater esse impasse social.
Portanto, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos -Órgão Federal de grande relevância ao País- deve desenvolver palestras, por meio de entrevistas com as vítimas de agressão, bem como especialistas no assunto.Tais palestras devem ser webconferidas nas redes sociais, com o objetivo de trazer senso crítico à sociedade e lucidez sobre o fato da violência doméstica e, assim, desatar esse nó social no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.