A priori, deve-se pontuar que, locais popularmente reconhecidos como espaços de homenagens e admiração, ao serem ocupados por antigos genocidas e supremacistas, apaga a forma desumana e impiedosa como determinados grupos da sociedade foram tratados pelos mesmos. Análogo ao pensamento do sociólogo alemão Jürgen Habermas de que "a sociedade depende da crítica às suas próprias tradições", o novo movimento iconoclasta passa a contestar o local cedido para as representações que, indubitavelmente, transmitem um papel histórico para a comunidade contrário ao que se observou na realidade, amenizando os erros e responsabilidades de opressores.
Ademais, ao expor estátuas daqueles que reprimiram minorias ao decorrer dos séculos, há uma invisibilidade da luta de movimentos que buscam seu reconhecimento e valorização dentro do corpo social contemporâneo. Esse cenário, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre seu papel de garantir que todos os cidadãos tenham seus direitos indispensáveis, como o direito à liberdade, o que é notório no Brasil. A derrubada dessas representações, marca a reparação de uma história contundida de perseguições, discriminações e marginalização, sobretudo de negros e indígenas.
Desse modo, é necessário que tal obstáculo seja combatido. Para isso, é imprescindível que a Secretaria Especial da Cultura, por intermédio de adaptações dos elementos expostos em espaços públicos, remova estátuas de figuras conhecidas por seu passado nefasto, as realocando em espaços privados, como em museus, a fim de contribuir para o estudo da história sem que haja o engrandecimento de tais imagens. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado cumpre adequadamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.