Pode-se observar que a taxa de analfabetismo no Brasil, segundo a (PNDA) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, passou de 6,8% em 2018 à 6,6% em 2019. Uma queda vista como razoável, porém, o número ainda permanece grande em consideração a taxa de alfabetizados, que é de 79%, segundo a ONG Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro.
Além disso, pode-se observar que nas instituições de ensino no Brasil, é um problema comum encontrar alunos com dificuldades tanto na escrita como na leitura, mesmo no ensino médio e no ensino superior isso tem sido uma grande barreira no aprendizado.
Portanto, ver-se que o Analfabetismo é um problema de grande proporção, e exige uma solução acessível para todas as classes sociais. Visto isso, é necessário que o Ministério da Educação, juntamente com as instituições de ensino criem projetos que incentivem a leitura e a escrita logo no ensino infantil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada