Ou seja, há uma combinação de práticas não saudáveis quando se trata de redes sociais. Jovens entre 14 e 24 anos, que representam 90% do fluxo de dados desses aplicativos, gastam muitas horas de seus dias observando falsas realidades que os usuários deliberadamente colocam em suas páginas, gerando assim, uma comparação equivocada com suas próprias vidas, que pode levar à depressão, por exemplo.
Além disso, em 2017, houve a popularização de jogos como “Baleia Azul”, no qual jovens fragilizados foram induzidos ao suicídio, como consequência da falta de fiscalização e participação ativa dos pais na vida dos filhos. Nunca houve no Brasil uma ampla política educacional de conscientização acerca das redes sociais e os perigos que ela apresenta, nem pais, nem filho estão instruídos.
Portanto, precisam-se de medidas para superar o problema. Sendo assim, cabe ao Governo Federal por intermédio do Estatuto da Criança e do Adolescente formular, via um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, uma campanha de conscientização em massa nas escolas públicas e particulares. Tal campanha visaria instruir tanto pais como filhos acerca dos perigos que as redes sociais podem oferecer, além de recomendar aos responsáveis uma melhor fiscalização e participação ativa na vida dos jovens. Espera-se com essa ação diminuir o impacto psicológico do uso das redes sociais entre os jovens brasileiros e prepará-los melhor para uma vida conectada à rede.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.