Avatar do usuário
Por Gabu43
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#47437
No livro “A Sociedade do espetáculo”, o autor Guy Debord, em 1967, faz uma crítica sobre a sociedade moderna, afirmando que as pessoas mostram apenas as melhores versões de si mesmas, como um palco onde acontece o entretenimento. Infelizmente o problema, hoje em dia, tem se agravado com a popularização do uso das redes sociais. Tal uso muitas vezes se torna um vício, totalmente nocivo para as mentes dos jovens hoje em dia, levando a frustração, ansiedade e depressão.
Ou seja, há uma combinação de práticas não saudáveis quando se trata de redes sociais. Jovens entre 14 e 24 anos, que representam 90% do fluxo de dados desses aplicativos, gastam muitas horas de seus dias observando falsas realidades que os usuários deliberadamente colocam em suas páginas, gerando assim, uma comparação equivocada com suas próprias vidas, que pode levar à depressão, por exemplo.
Além disso, em 2017, houve a popularização de jogos como “Baleia Azul”, no qual jovens fragilizados foram induzidos ao suicídio, como consequência da falta de fiscalização e participação ativa dos pais na vida dos filhos. Nunca houve no Brasil uma ampla política educacional de conscientização acerca das redes sociais e os perigos que ela apresenta, nem pais, nem filho estão instruídos.
Portanto, precisam-se de medidas para superar o problema. Sendo assim, cabe ao Governo Federal por intermédio do Estatuto da Criança e do Adolescente formular, via um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, uma campanha de conscientização em massa nas escolas públicas e particulares. Tal campanha visaria instruir tanto pais como filhos acerca dos perigos que as redes sociais podem oferecer, além de recomendar aos responsáveis uma melhor fiscalização e participação ativa na vida dos jovens. Espera-se com essa ação diminuir o impacto psicológico do uso das redes sociais entre os jovens brasileiros e prepará-los melhor para uma vida conectada à rede.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Gabu43
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#47439
@AnnaJuliaJu, poderia corrigir a redação? Já agradeço antecipadamente!
0
Avatar do usuário
Por AnnaJuliaJu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#47478
Posso sim :D

Aqui, espero poder te ajudar !

No livro “A Sociedade do espetáculo”, o autor Guy Debord, em 1967, faz uma crítica sobre a sociedade moderna, afirmando que as pessoas mostram apenas as melhores versões de si mesmas, como um palco onde acontece o entretenimento. Infelizmente o problema, hoje em dia, tem se agravado com a popularização do uso das redes sociais. Tal uso muitas vezes se torna um vício, totalmente nocivo para as mentes dos jovens hoje em dia, levando a [à (1) ] frustração, ansiedade e depressão.
(1) A crase é necessária aqui porque há preposição para o verbo "levar" com o sentido de "ir até um ponto" (conduzir), além de precisar de um artigo feminino, por haver uma palavra feminina depois. E você fez certo no parágrafo seguinte... Se realmente não precisava me avise!
---> Ótima contextualização e apresenta tese, se não me engano foi: as pessoas agem superficialmente com o uso de redes sociais, o que se torna um vício nocivo psicologicamente. :D


Ou seja, há uma combinação de práticas não saudáveis quando se trata de redes sociais. Jovens entre 14 e 24 anos, que representam 90% do fluxo de dados desses aplicativos, gastam muitas horas de seus dias observando falsas realidades que os usuários deliberadamente colocam em suas páginas, gerando[, (2)] assim,(2) uma comparação equivocada com suas próprias vidas, que pode levar à depressão, por exemplo.
(2) O verbo está separado do objeto por uma conjunção conclusiva, portanto é um deslocamento que deve ser feito entre vírgulas.
---> Faltou a fonte do repertório desse parágrafo, apesar de ter um bom desenvolvimento. Por causa disso ficou no senso comum essa parte e cuidado para não ficar expositivo.


Além disso, em 2017, houve a popularização de jogos como “Baleia Azul”, no qual jovens fragilizados foram induzidos ao suicídio, como consequência da falta de fiscalização e participação ativa dos pais na vida dos filhos. (3) Nunca houve no Brasil uma ampla política educacional de conscientização acerca das redes sociais e os perigos que ela apresenta, [. (4)] nem pais, nem filho estão instruídos.
(3) Poderia ter feito uma melhor correlação entre as frases, como "Isso mostra que" ou "Dessa forma"... (Isso em relação a gramática não é um erro, ok?)
(4) Como não há conexão do tipo subordinação, nem uma explicação do termo anterior, ou seja, é uma frase com o seu sentido completo, então deve ser separada da anterior por um ponto final. (Competência 1 - Erro de estrutura, justaposição)
---> A questão de não ter uma explícita conexão de ideias em (2), entre o repertório e o argumento seguinte, prejudica a progressão da sua argumentação. Isso parece que ficou expositivo, não houve uma bom desenvolvimento no texto, além disso o final ficou também meio "solto" no parágrafo. Assim, essa parte acabou não ficando tão clara sua posição sobre o tema e até mesmo nem fala da sua tese.


Portanto, precisam-se de medidas para superar o problema. Sendo assim, cabe ao Governo Federal (Agente)[, (5)] por intermédio do Estatuto da Criança e do Adolescente(Detalhamento)[, (5)] formular, via um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados (Meio), uma campanha de conscientização em massa nas escolas públicas e particulares (Ação). Tal campanha visaria instruir tanto pais como filhos acerca dos perigos que as redes sociais podem oferecer, além de recomendar aos responsáveis uma melhor fiscalização e participação ativa na vida dos jovens (Finalidade). Espera-se com essa ação diminuir o impacto psicológico do uso das redes sociais entre os jovens brasileiros e prepará-los melhor para uma vida conectada à rede.
(5) Não posso dizer muito sobre, porque não revisei muito isso ainda :roll: , mas se eu não me engano :mrgreen: , como essa parte longa "por intermédio... Adolescente" está entre o sujeito e o verbo, ela deve vir entre vírgulas (cada vírgula que errar é um desvio :!: , se deixar de colocar as duas para ficar entre vírgulas, é contado dois desvios). Minha dica é pesquisar sobre, porque conta muito...
---> Conclusão linda, dentro do tema e retoma o que foi falado. (Melhorou muito a proposta, parabéns!) :D


Sua gramática é excelente, aprendo muito pesquisando com o que fiquei com dúvidas aqui :lol:, se eu estiver errada em qualquer um desses pontos que apresentei ela iria para 200. Na 4 eu descontei porque senti falta de elementos relacionando aquelas frases que faltaram uma relação ( que acabou sendo um motivo para descontar na 3 também.) Olha não sei analisar tão bem ainda a competência 2 e 3, então vou deixar claro que o que falta é manter uma progressão/articulação de ideias claras em cima da sua tese. Além disso, basta um único repertório com fonte, sim, mas ele tem que estar bem trabalhado.

É esse o caminho mesmo, está indo bem :D

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
0
Avatar do usuário
Por Gabu43
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#47483
AnnaJuliaJu escreveu:Posso sim :D

Aqui, espero poder te ajudar !

No livro “A Sociedade do espetáculo”, o autor Guy Debord, em 1967, faz uma crítica sobre a sociedade moderna, afirmando que as pessoas mostram apenas as melhores versões de si mesmas, como um palco onde acontece o entretenimento. Infelizmente o problema, hoje em dia, tem se agravado com a popularização do uso das redes sociais. Tal uso muitas vezes se torna um vício, totalmente nocivo para as mentes dos jovens hoje em dia, levando a [à (1) ] frustração, ansiedade e depressão.
(1) A crase é necessária aqui porque há preposição para o verbo "levar" com o sentido de "ir até um ponto" (conduzir), além de precisar de um artigo feminino, por haver uma palavra feminina depois. E você fez certo no parágrafo seguinte... Se realmente não precisava me avise!
---> Ótima contextualização e apresenta tese, se não me engano foi: as pessoas agem superficialmente com o uso de redes sociais, o que se torna um vício nocivo psicologicamente. :D


Ou seja, há uma combinação de práticas não saudáveis quando se trata de redes sociais. Jovens entre 14 e 24 anos, que representam 90% do fluxo de dados desses aplicativos, gastam muitas horas de seus dias observando falsas realidades que os usuários deliberadamente colocam em suas páginas, gerando[, (2)] assim,(2) uma comparação equivocada com suas próprias vidas, que pode levar à depressão, por exemplo.
(2) O verbo está separado do objeto por uma conjunção conclusiva, portanto é um deslocamento que deve ser feito entre vírgulas.
---> Faltou a fonte do repertório desse parágrafo, apesar de ter um bom desenvolvimento. Por causa disso ficou no senso comum essa parte e cuidado para não ficar expositivo.


Além disso, em 2017, houve a popularização de jogos como “Baleia Azul”, no qual jovens fragilizados foram induzidos ao suicídio, como consequência da falta de fiscalização e participação ativa dos pais na vida dos filhos. (3) Nunca houve no Brasil uma ampla política educacional de conscientização acerca das redes sociais e os perigos que ela apresenta, [. (4)] nem pais, nem filho estão instruídos.
(3) Poderia ter feito uma melhor correlação entre as frases, como "Isso mostra que" ou "Dessa forma"... (Isso em relação a gramática não é um erro, ok?)
(4) Como não há conexão do tipo subordinação, nem uma explicação do termo anterior, ou seja, é uma frase com o seu sentido completo, então deve ser separada da anterior por um ponto final. (Competência 1 - Erro de estrutura, justaposição)
---> A questão de não ter uma explícita conexão de ideias em (2), entre o repertório e o argumento seguinte, prejudica a progressão da sua argumentação. Isso parece que ficou expositivo, não houve uma bom desenvolvimento no texto, além disso o final ficou também meio "solto" no parágrafo. Assim, essa parte acabou não ficando tão clara sua posição sobre o tema e até mesmo nem fala da sua tese.


Portanto, precisam-se de medidas para superar o problema. Sendo assim, cabe ao Governo Federal (Agente)[, (5)] por intermédio do Estatuto da Criança e do Adolescente(Detalhamento)[, (5)] formular, via um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados (Meio), uma campanha de conscientização em massa nas escolas públicas e particulares (Ação). Tal campanha visaria instruir tanto pais como filhos acerca dos perigos que as redes sociais podem oferecer, além de recomendar aos responsáveis uma melhor fiscalização e participação ativa na vida dos jovens (Finalidade). Espera-se com essa ação diminuir o impacto psicológico do uso das redes sociais entre os jovens brasileiros e prepará-los melhor para uma vida conectada à rede.
(5) Não posso dizer muito sobre, porque não revisei muito isso ainda :roll: , mas se eu não me engano :mrgreen: , como essa parte longa "por intermédio... Adolescente" está entre o sujeito e o verbo, ela deve vir entre vírgulas (cada vírgula que errar é um desvio :!: , se deixar de colocar as duas para ficar entre vírgulas, é contado dois desvios). Minha dica é pesquisar sobre, porque conta muito...
---> Conclusão linda, dentro do tema e retoma o que foi falado. (Melhorou muito a proposta, parabéns!) :D


Sua gramática é excelente, aprendo muito pesquisando com o que fiquei com dúvidas aqui :lol:, se eu estiver errada em qualquer um desses pontos que apresentei ela iria para 200. Na 4 eu descontei porque senti falta de elementos relacionando aquelas frases que faltaram uma relação ( que acabou sendo um motivo para descontar na 3 também.) Olha não sei analisar tão bem ainda a competência 2 e 3, então vou deixar claro que o que falta é manter uma progressão/articulação de ideias claras em cima da sua tese. Além disso, basta um único repertório com fonte, sim, mas ele tem que estar bem trabalhado.

É esse o caminho mesmo, está indo bem :D
Obrigado pelas dicas, vou levar em consideração para a próxima redação, valeu pelas correções, tem ajudado bastante!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
220 Exibições
por Louyze
0 Respostas 
272 Exibições
por Sebaio
1 Respostas 
103 Exibições
por helenaluz
0 Respostas 
109 Exibições
por Robertouzzz
Depressão pelo mau uso das redes sociais
por Karol03    - In: Outros temas
0 Respostas 
79 Exibições
por Karol03
0 Respostas 
47 Exibições
por alyssondias
Uso de cigarro eletrônico pelos jovens
por Fabi0610    - In: Outros temas
0 Respostas 
274 Exibições
por Fabi0610
1 Respostas 
296 Exibições
por OlrenBeat
Uso de drogas pelos jovens Brasileiros
por LucassBBrito    - In: Outros temas
1 Respostas 
29 Exibições
por Maabyyy
0 Respostas 
125 Exibições
por Oly

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM