Em primeira análise, cabe ressaltar a liberdade de expressão como um fator fundamental num país. Em consonância com o filósofo iluminista, Voltaire, a autonomia de fala do indivíduo é um dos aspectos que garantem a prosperidade de uma sociedade. Todavia, hobiernamente, essa autonomia é cerceada pela cultura do cancelamento, pois, especialmente com o advento da tecnologia da informação, opiniões pessoais ou falas, mesmo descontextualizados, podem servir de "estopim" para campanhas de difamação, que prejudicam a vitíma profissonalmente, psicológicamente ou mesmo fisicamente, gerando dessa forma, um controle indireto da expressão individual. Entende-se, portanto, que esse fato social é potencialmente nocivo para a sociedade.
Faz-se mister, ainda, ressaltar o surgimento de discursos políticos hegemônicos como produto da problemática. De acordo com o educador brasileiro Paulo Freire, o diálogo é imprescindível para a construção da democracia. Entretanto, os "cancelamentos" prejudicam de forma relevante a troca de diferentes ideias, colocando em risco o sistema democrático nacional ao permitir que algum grupo detenha o poder de definir, literalmente, o que pode ou não ser dito. A partir disso, nota-se que um dos efeitos desse fato social é o precedente para o nascimento de perigosos discursos únicos e o fim da troca de diferentes visões de mundo.
Infere-se, portanto, que a "cultura do cancelamento" é um desafio no Brasil. Dessa maneira urge que o Parlamento Brasileiro deve, por meio de emendas constitucionais, criar leis que proíbam, em ambientes virtuais ou não, atitudes de controle de pensamento, assim como os cancelamentos, a fim de garantir a liberdade de expressão. Além disso, cabe ao poder executivo, municipal, estadual e federal, a adoção de campanhas que alertem a sociedade sobre os efeitos desse fato social, mitigando o problema. Feito isso, a canção do Chico Buarque irá, finalmente, deixar de refletir a sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada