Em primeira instância, é imprescindível entender as raízes do preconceito racial, como a escravidão dos negros africanos na época da colonização, os negros foram fortemente repreendidos com crueldades apenas por serem negros, ou seja, terem mais melanina na pele. Tal período foi considerado o pior já existente, violências e preconceitos foram consequências de um país que normalizou o alto índice de homicídios que muitas vezes foi colocado em tópicos em debates, porém nunca foi dada uma devida importância paraesse tipo de assunto.
Outrossim, é necessário analisar também consequências em relação ao assunto citado anteriormente, que poderia ser o alto índice de suicídios e homicídios de negros no Brasil e uma baixa porcentagem de criminosos responsáveis por crimes com vítimas negras são punidos corretamente, pelo fato de terem menos importância. Nesse contexto, cabe o fato citado pelo Senado Federal, “A morte violenta de um jovem negro choca menos a sociedade do que a morte de um jovem branco” simplesmente por fatores implantado incorretamente na sociedade, os negros são má influência, a maioria está envolvido no tráfico. Sendo que a maior parte da população negra no país trabalha para conseguir o mínimo de respeito.
Logo, é indispensável a atuação do MEC -órgão responsável por assuntos relacionados a educação no Brasil- juntamente com escolas e universidades, por meio de maiores investimentos em projetos de integração e socialização, com intuito de mostrar que pessoas com mais melanina na pele, merecem o mesmo nível de respeito e direitos que qualquer outra. Para que em um futuro próximo, pessoas negras possam viver em suas devidas qualidades devida, por meio de suor e trabalho como qualquer outra pessoa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.