A princípio, o silenciamento caracteriza-se como um complexo dificultador. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno do acesso da população de baixa renda à cultura no Brasil, sendo um dos principais motivos a priorização de interessantes financeiros, já que, se o acesso à cultura fosse totalmente gratuito, não haveria lucro para as estruturas de poder.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de empatia. Na obra"Modernidade Líquida" Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira no que tange ao acesso da população de classe baixa à cultura, tendo em vista que o acesso à cultura é um direito barrado à grande parte da público, seja pelo preço muito elevado do acesso ou por não haver estruturas culturais em vários municípios do Brasil.
Portanto, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia do Brasil, desenvolvam "workshops", em escolas, sobre a importância da empatia para o enfrentamento de problemas sociais e para o equilíbrio da sociedade. Tais atividades devem ser direcionadas aos alunos do Ensino Médio, porém, o evento pode ser aberto à comunidade. Além disso, podem ser ofertadas atividades práticas, como dinâmicas, a fim de tratar o tema de forma lúdica,para que a empatia seja uma prática presente em todas as situações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada