Primordialmente, é mister ressaltar a ineficácia do Estado no combate à posse e exploração ilegal de terras indígenas no país. Feito este exposto, vale destacar que no ano de 2017, o CIMI -Conselho Indigenista Missionário-, registrou um aumento de 62% nos casos de invasão e/ou exploração indevida de terras indígenas, logo, afirma-se que esse é um problema recorrente. Visto essa problemática, ainda há outros fatores importantes a serem discutidos.
Dado esse panorama, o preconceito e falta de representatividade são multiplicadores da situação atual do indígena do Brasil. Dito isso, é notório o preconceito para com os indígenas na nossa sociedade, pois diariamente são alvo de chacota em ambientes sociais e segregados por conta de sua cultura, ademais, também ressalta-se a disparidade social dos indígenas na política, onde do montante de 200 mil candidatos, apenas 0,34% desse valor são indígenas.
Compreende-se portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Por isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania juntamente com o CIMI, promovam palestras regidas por líderes indígenas, para conscientizar a população acerca dos problemas recorrentes dessa minoria, a fim de que tenhamos uma sociedade mais igualitária e justa.
@Geralcinoj
@GlendaMorais
@Ashiley
@Jeniffeeee
Se puderem dar uma olhada e pontuar eu agradeço )))))
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.