Dessa forma, é imperativo reconhecer que a influência de uma mídia voltada para o consumo promove o atual cenário. Isso ocorre porque os donos de empresas pagam as mídias sociais um valor considerável para que elas promovam suas propagandas, alcançando assim cada vez mais pessoas. Como consequência desse processo, percebe-se que as empresas estão investindo bastante no marketing dos seus produtos. Exemplo claro dessa circunstância são produtos como bolachas recheadas e bolinhos que tem em suas embalagens personagens de algum desenho/filme, fazendo com que a criança muitas vezes queira aquele produto simplesmente por sua embalagem.
Além disso, torna-se fundamental reconhecer que a ausência de incentivo a alimentação saudável pelas famílias perpetua essa situação. Esse fenômeno tem como base o fato de as famílias constantemente terem difícil alcance a alimentemos saudável, uma vez que as frutas e legumes são mais caros do que um pacote de bolacha recheada. Nesse sentido, compreende-se que as famílias privilegiam comprar produtos mais baratos e que só precisem de um fácil ou até nenhum preparo. Ilustra-se tal realidade ao se notar que algumas vezes o almoço/janta dessas crianças são comidas congeladas ou macarrão instantâneo, que são alimentos de baixo custo e preparo rápido.
Diante do exposto, é necessário o entendimento coletivo de que o avanço da obesidade infantil se dá por uma sociedade capitalista que valoriza seus produtos industrializados e de baixo custo. Assim, para solucionar tal problemática, o Governo Federal, por meio de um Decreto Federativo, deve criar um Plano Nacional de Incentiva a Alimentação Saudável, com a finalidade de assegurar as crianças e famílias a terem acesso a alimentos saudáveis. Em suma, esse Plano deve estabelecer um projeto de lei a ser votado no Congresso que garanta uma nova regulamentação da mídia obrigando-a diminuir a frequência das propagandas de produtos industrializados, além de garantir as famílias acesso a profissionais para que as auxiliam na alimentação de suas crianças
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.