Primeiramente, vale destacar que a maioria dos jovens obtém o primeiro contato com o álcool nos âmbitos familiares. Nesse sentido, o jornal Folha de São Paulo alega que dentre um grupo de jovens entrevistados, 23% começaram a ingestão alcóolica com a família. Desse modo, quando pais resolvem compartilhar momentos agradáveis regados a drinks, como festas e comemorações, muitos oferecem as bebidas aos filhos e esses, infelizmente, criam expectativas positivas sobre o hábito. Logo, percebe-se que o consumo precoce parte, na maioria das vezes, de influências familiares.
Posteriormente, é de suma importância ressaltar que o consumo alcóolico na adolescência pode acarretar em problemas no futuro. Dessa forma, ainda de acordo com a Folha de São Paulo, os autores da maioria dos acidentes de trânsitos e de ações que empregam violência estão sob influência alcóolica. Dessa maneira, o álcool ao entrar no organismo age diretamente no sistema nervoso central e também modifica o comportamento do usuário, ou seja, desestrutura as habilidades cognitivo-comportamentais. Assim, nota-se que o uso da droga pelos jovens além de gerar vícios pode toná-lo vulnerável a riscos de lesões corporais, acidentes e problemas emocionais, como brigas e discussões.
Portanto, o consumo de bebidas alcóolicas na adolescência é um problema que necessita de intervenções. Nesse viés, a mudança de atitude deve começar principalmente nos lares familiares com a não oferta dessa substância aos filhos e o diálogo sobre os riscos decorrentes do seu consumo. Cabe também ao Estado, através dos conselhos tutelares, intensificar as fiscalizações a fim de punir os infringentes da lei 13.106/2015. Assim, minimizar-se-ia o alcoolismo na adolescência.
Fundep
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada