Em primeira análise, tem-se a falta de preparo emocional aos jovens, como contribuinte na falta de perspectiva em relação ao futuro. Ademais, a fase da adolescência é conturbada, pois os jovens estão se descobrindo e passam por diversos sentimentos, um deles, é a frustação e ansiedade por não conseguirem um emprego ou entrada em uma faculdade, que pode levar ao uso de drogas para fuga dessa realidade. Com isso, não possuem objetivos e até mesmo medo do desconhecido, ou seja, se houvesse um preparo emocional, poderiam lidar com a frustação ou ansiedade sobre o futuro. Segundo o Núcleo Brasileiro de Estágio, 58% dos jovens dizem que não passam nas entrevistas de emprego porquê não têm experiência. Assim, compreende-se que é um fator a ser solucionado.
Em segunda análise, compreende-se a desigualdade social como a diferença econômica que existe entre determinados grupos da sociedade. Sendo assim, torna-se evidente que os jovens pertencentes a camada de baixa renda, desde cedo precisam ajudar a família. Com isso, alguns saem da escola e vão à procura de empregos, sendo eles pouco beneficiados, no entanto, em algum momento podem ser despedidos e algumas empresas contratar apenas quem possui o ensino médio completo ou ensino superior, ou seja, causa uma incerteza aos jovens em relação a isso. De acordo com a BBC News 12,6 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, e se encontram as pessoas de baixa escolaridade e mais vulneráveis. Logo, a desigualdade é algo a ser contestado.
Em suma, faz-se necessário a solução desse problema. Por isso, cabe ao Governo Federal criar palestras preparatórias, por meio do Ministério da Educação, a fim de instruir os alunos a decidirem a faculdade e como entrar no mercado de trabalho, assim, garantindo melhor qualidade de vida às gerações futuras. Ademais, o Ministério do Trabalho deve criar cursos gratuitos, a fim de facilitar a entrada dos jovens no trabalho, dessa maneira, tais medidas poderiam evitar que situações como a retratada na série 13 reasons why se repetissem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.