A maioria dos refugiados que procuram melhor qualidade de vida, são crianças que acompanhadas de seus pais ou parentes, andam quilômetros ou atravessam rios e mares em barcos com o dobro da capacidade que ele pode suportar. Em meio a tanta violência e o assassinato da infância de milhares de crianças percebe-se que não há outra maneira de lutar se não ir em busca de um futuro melhor, mesmo que ele seja no país vizinho ou em outro continente.
Dados mostram que o Brasil acolheu 10.145 refugidos no ano de 2017 (dados retirados do ACNUR - agência da ONU para refugiados). Um país como o Brasil deveria acolher essas pessoas com políticas públicas específicas, acesso a saúde de qualidade e atendimento psicológicos para que essas pessoas não venham a desenvolver transtornos psicológicos graves, além de ensino de qualidade e ingressar essas pessoas no mercado de trabalho, mas em um país que não oferece nem qualidade de vida a própria população, não seria surpreendente se as expectativas quanto ao auxilio à refugiados sejam frustadas.
Portanto, cabe ao governo brasileiro que crie condições eficazes para acolher estes refugiados e para que estes possam construir uma vida digna, e ao povo que pense em soluções e ações rápidas como doação de alimentos, materiais de limpeza, higiene, roupas ou ate mesmo um abraço, que podem mudar e transformar vidas!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 50
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.