A constante representação da face da pintora Frida Kahlo em suas próprias obras, demonstra o sentimento de auto aceitação vivenciado pela artista. Atualmente, sentimentos contrastantes ao apresentado por Frida estão cada vez mais comuns na sociedade, consequência da busca individual por padrões de beleza. A objetificação do cidadão por empresas de cosméticos, e a constante auto comparação com outras pessoas, são frutos da mentalidade individualista do mundo moderno, que causam essa busca por padrões.
É indubitável que a mentalidade de venda a qualquer custo das indústrias estéticas influencia na busca por padrões de beleza. Com a terceira revolução industrial e ideais toyotistas, empresas cosméticas iniciaram uma competição de vendas, com a intenção de atrair o consumidor ao seu produto. Se faz isso por meio da construção de padrões idealizados e a promessa de que o objeto vendido trará a beleza proposta.
Ademais, vale salientar a auto comparação como um fator potencializante à problemática. No mundo globalizado, onde a integração humana pelas redes sociais é cada vez maior, a exposição da imagem individual pode causar o aumento da probabilidade de desenvolvimento de transtornos em pessoas com tendências comparativas, como a síndrome do adolescente normal, anorexia e bulimia.
Torna-se evidente, portanto, que a mentalidade capitalista das grandes empresas e os transtornos provenientes da auto comparação, são problemas que aumentam a busca por padrões de beleza idealizados. Assim, cabe às grandes da indústria reverem os seus conceitos sobre estética, contratando modelos com uma beleza mais próxima do normal, visando melhorar a representação do público em seus anúncios. Cabe também ao ministério da saúde a criação de novas oportunidades de tratamento psicológico para pessoas com transtornos causados pela baixo autoestima, além de fazer propagandas conscientizando sobre aceitação própria, tendo como consequência o bem estar social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.