Primeiramente, nota-se que o educando por vezes sequer desfruta da opção de participar do cronograma de aulas e atividades. Além daqueles dos quais os entes responsáveis lhes desapoiam e não garantem o seu direito ao estudo, e daqueles que são incapacitados de algum modo a frequentar a instituição, como devido à gravidez, acidentes, doenças ou problemas de transporte, existem os motivados pela necessidade de sustentar a família, não conseguindo conciliar tempo de estudo com o trabalho e, assim, acabam de afastando. É o caso da reportagem apresentada no site Nova Escola, que mostra a situação de Renato, que abandonou a escola duas vezes para melhorar as condições em casa e, com 26 anos, corre atrás para recuperar a formação faltante, prestando o Enccesa.
Por outro lado, há estudantes que, por escolha própria, acabam parando de estudar. No entanto, as causas podem superar a simples falta de interesse. Uma delas é a prática do bullying nas escolas, que faz com que eles vejam-na como um lugar perigoso e, por cauda do medo e para a protegerem, preferem se distanciar do ambiente. Ainda, outra razão que também contribui para o fenômeno é, segundo a COMPED em 2001, o fato de considerarem-se incapazes de passar de ano, desistindo logo no segundo semestre.
Sendo assim, diante do exposto, faz-se necessário que o Ministério da Educação dê início a uma reforma gradual no sistema educacional brasileiro, de modo a transformá-lo em um sistema adaptável às diferentes situações que podem levar a vida do jovem às desistência escolar. Está reforma oferecerá suporte econômico financiado pelo governo para aqueles que se enquadrarem em um determinado perfil de necessidade, bem como a todas as escolas públicas para que elas providenciem sistemas de ouvidoria e psicólogos visando ajudar a criar um espaço mais confortável para que os jovens sintam-se confiantes em prosseguir sua jornada acadêmica. Assim, espera-se que a proposta seja capaz de, finalmente, frear as consequências da evasão escolar no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.