Em primeira análise, é evidente que a falta de respaldo por parte do governo desintegra a democratização da cultura no Brasil. A série de ficção científica"3%" aborda acerca de uma realidade utópica, onde substancial parcela da população é submetida a uma seleção com o fito de uma vida melhor, de modo a incluir no prêmio soberano uso de cultura. Analogamente à obra, a conjuntura social apresenta semelhante problema, visto que é notória a ausência de ações em questão a temas ligados à quota populacional inferior, de modo a elitizar um direito universal e assim negar aos excludentes uma virtude oriunda do positivismo do filósofo Augusto Comte.
Ademais, é válido salientar a presença de uma economia capitalista na origem do revés. A esse respeito, Karl Marx em sua obra" O Capital", disserta que, tamanha assimetria é existente em razão da discrepância salarial entre burgueses e proletariados. Não distante da teoria, é nítido no tecido social o exercício da problemática, uma vez que o poder socioeconômico e não mais o "ordem e progresso" de Comte passou a ser um agente regulador na participação social, renegando aos cidadãos de baixa classe sua própria cultura e consequentemente o sentimento de pertencimento. Logo, faz-se necessário mudar esse cenário flagelador o mais rapidamente.
Portanto, é ‘mister’ que o Estado, por intermédio do Ministério da Cultura, promova projetos sociais em comunidades carentes, a partir da doação e/ou promoção de bilhetes para entradas em ocasiões de lazer, como cinemas, teatros, ‘shows’ e afins. Além disso, é de total responsabilidade da Escola e dos familiares, demonstrar os direitos que os educandos possuem com relação à cultura, a começar por atividades extracurriculares. Tudo isso com o alvo de promover a democratização da cultura de maneira mais acentuada e requerer a Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada