Em primeira análise, convém ressaltar que a existência de uma falha na base educacional é um fator determinante para a persistência do problema. Em um dos seus vídeos, Prince Ea, um youtuber norte-americano, conta como era um dos melhores alunos de sua classe e mesmo assim, após terminar os estudos, ele não sabia nada sobre como se alimentar saudavelmente e nem como preparar seu próprio alimento. Assim, nota-se que existe uma lacuna na grade curricular, pois apesar de não ter nenhuma declaração própria para esse problema, é dever da escola a formação e preparação do jovem para a vida adulta, e isso não se encontra efetivado na sociedade nacional.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é que existe uma lacuna na legislação. A constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente, pois como dito anteriormente, não existe uma lei que assegura o direito de uma alimentação saudável para combater a obesidade infantil no Brasil, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de casos de obesidade e sobrepeso tem aumentado cada vez mais.
Portanto, com a finalidade de combate à obesidade infantil no Brasil, cabe ao Governo em parceria com o MEC adotar uma postura mais ativa em relação à regulamentação da grade curricular do ensino médio e do ensino fundamental, por meio da criação de aulas específicas, como por exemplo, educação alimentar e aulas de culinária. Assim o documentário “muito além do peso” um dia passe a ser apenas mais uma ficção e não uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.