Em primeira análise, é notório a instauração de um Estado negligente. No documentário "Nunca Me Sonharam", mostra o cenário do Ensino Médio nas escolas públicas, no qual destaca a importância da educação e os desafios e expectativas que rondam quem está de alguma forma envolvido nessa realidade. De maneira análoga, torna-se evidente a ineficácia do Estado no seu papel de organizador, já que não oferece subsídios necessários para a alfabetização e construção do indivíduo.
Ademais, nota-se também que a evasão escolar prorroga a problemática. Segundo os dados do Ministério da Educação, a evasão escolar atinge cerca de 3,2 milhões de jovens por ano. Na música "Estudo Errado" do cantor brasileiro Gabrial O Pensador, ele expõe um sistema de ensino pouco eficaz e pouco atrativo para os alunos, no qual ocasiona muita das vezes na evasão escolar. Nesse viés, a alfabetização é posta de lado, uma vez que os alunos que se afastam das escolas, muitas vezes não retornam.
Urge, portanto, que o Ministério da Educação, desenvolva projetos para serem trabalhados nas escolas, desenvolvendo um programa de leitura nas áreas mais afastadas, promovendo palestras com o intuito de mostrar a importância da alfabetização, atividades lúdicas e por meio da Mídia Social, promover campanhas de maneira dinâmica para estimular a volta dos alunos para a escola. Posto isso, será possível caminhar para uma sociedade alfabetizada e com direito a uma educação de qualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.