Desde o fim do império até os dias atuais, não houve uma grande política de reparação histórica aos negros no Brasil. Apesar de a constituição cidadã prever direitos iguais a todos, independente de etnia, gênero ou nacionalidade, os índices de desemprego e violência são maiores entre a população negra brasileira.
O racismo em nosso país está maquiado, enraizado na sociedade, não se percebe no dia a dia, mas ele mostra seus sintomas. O índice de pobreza, desemprego e violência é maior entre negros, o que os impede de terem melhores oportunidades, ou seja, a sociedade como está, é um meio de reprodução da desigualdade racial.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse grave problema. Como diria Immanuel Kant, “O ser Humano é aquilo que a educação faz dele”, logo, um possível caminho para combater a desigualdade racial é uma política púbica de conscientização a cerca do racismo. Precisa-se também investir na educação básica, visando preparar melhor os jovens negros para o ensino superior, além de estender seu tempo de permanência escolar. Ao fim do ensino médio, todas as universidades deverão ter uma política de cotas bem definidas, visando incluir alunos com menores oportunidades.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.