Em primeira análise, é necessário salientar que o movimento antivacina tem ganhado apoiadores a despeito de qualquer embasamento científico. Nos últimos anos, por exemplo, o Ministério da Saúde registrou quedas sucessivas na taxa de cobertura vacinal referente à prevenção contra o sarampo. Tal tendência se repetiu em outras campanhas e acontece na medida em que grupos radicais de viés ideológico veiculam notícias falsas e conspirações sobre as vacinas, sem fatos ou registros oficiais que certifiquem essas teorias.
Além disso, o movimento contra as vacinas parte de uma visão sobre a liberdade dissociada das obrigações sociais dos cidadãos. Esse impasse também pode ser notado nos inúmeros casos, registrados pela imprensa durante a pandemia do novo coronavírus, de indivíduos que rejeitam as normas de prevenção estabelecidas pelo Estado sob o argumento do direito à liberdade, colocando em risco a vida dos demais. É nesse sentido que o filósofo Thomas Hobbes enfatizou a necessidade do Estado, para que regulamente as relações humanas e propicie a convivência social.
Sendo assim, a fim de que a transparência e democratização do conhecimento coíbam a propagação de informações inverídicas, é imprescindível que o Governo Federal, aliado a autoridades sanitárias da rede privada, promova uma campanha de conscientização em massa, em escolas, universidades e na mídia, sobre a importância das vacinas. É oportuno que também sejam veiculadas informações acerca das descobertas científicas, da cadeia de produção e das doenças prevenidas mediante a vacinação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.