Em primeira análise, é importante destacar que o consumo de drogas e a desestruturação familiar é a principal causa dessa problemática. Em outras palavras, segundo o jornal G1, a grande taxa de homicídios vem de regiões periféricas às quais permanecem os usuários de drogas pelo mal qualidade de vida, e consequentemente e falta de estrutura familiar. Nessa perspectiva, a desestruturação familiar que vem da população pobre por falta de estudos, empregos e oportunidades, e más condições financeiras tem incentivado o sujeito a cometer delitos e usar drogas. Dessa maneira, faz-se necessário que ações governamentais sejam adotadas para prevenir e diminuir com esses incidentes para melhoria tanto do indivíduo, família e a população.
Ademais, a perda de confiança no ambiente econômico das regiões afetadas tem sido um problema para superar. Além disso, velho filosofo aforismo dizia’’ A confiança é difícil de ter, difícil de manter, muito fácil de perder e uma vez perdida quase impossível se recuperar’’. Nesse sentido, a criminalidade como: assaltos, roubos e homicídios têm atingido a economia de maneira que os donos dos estabelecimentos fechem as portas, e não confiem mais investir no patrimônio, já que era uma forma de gerar mais empregos. Dessa forma, as autoridades competentes devem intervir para resolver esse problema que tem causado prejuízos para a economia do país.
Portanto, ações de enfrentamento para combater e minimizar a violência urbana no Brasil devem ser adotadas imediatamente. Para isso, a secretaria de segurança pública, juntamente com Ministério do Desenvolvimento devem realizar projetos sociais, com intuito de diminuir e prevenir esses usuários a não usar entorpecentes, e aperfeiçoar na inteligência criminal para que as buscas sejam mais detalhadas e atualizadas afim de que reconheçam facialmente e biometricamente rápido, com reforço policial nas regiões mais afetadas por insegurança. Destarte, aquela cena de 1889, ficará somente histórico e não na realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.