As redes sociais deram voz a muitos grupos que vivem a margem da sociedade, essa nova era da comunicação os possibilitou a mostrar para o mundo, que, eles estão insatisfeitos com sua condição de vida, um exemplo disso, foi o movimento Black lives matter, que ganhou uma visibilidade gigantesca nas redes sociais, esse movimento tomou uma proporção tão grande que até gerou manifestações nas ruas do mundo todo.
Outro grande benefício das redes sociais, é a oportunidade da quebra de fronteiras físicas, e nos deu acesso a culturas de diferentes lugares do mundo, além, de permitir a reaproximação de pessoas que perderam o contato ao longo do tempo, nos permitiu ter contato sem que precisemos sair de casa, o que em tempos de pandemia como a que estamos vivendo, em que é necessário ficar em isolamento social, essa forma de comunicação é estremamente benéfica.
Por todos esses aspectos, é inegável dizer que ela trouxe muitos benefícios para o nosso cotidiano, mas não podemos esquecer que se ela não for usada de uma forma conciente ela pode se tornar uma grande vila para nossas vidas, fazendo-nos esquecer de viver a vida real, desse modo é imprescindível que todos se concientizem que devem saber balancear o tempo que passam nas redes sociais, pois, como disse confucio pensador e filósofo chinês “não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.