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Por fhtNick
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#46815
De acordo com Steve Jobs, co-fundador da Apple, "a tecnologia move o mundo". Analogamente à citação do empresário, inquestionavelmente temos como um fator importantíssimo a influência de aplicativos, jogos, internet e afins em nossas vidas. Em síntese, é de grande importância o debate sobre a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Nessa questão, faz se imperiosa a abordagem dos fatos.
Primordialmente, como dito por Nelson Mandela, político sul-africano, "liberdade parcial não é liberdade". Com essa declaração do ativista, podemos realizar um paralelo à falsa impressão de liberdade causada pela tecnologia dos tempos atuais, quando na verdade, é justamente o contrário. Diversos empresários declaram que o "Big Data" é o recurso mais valioso dos tempos atuais, pois, com base nesses dados, as grandes empresas e investidores podem ter acesso às tendências e interesses da população, e manipular o mercado ao seu favor. Feito este exposto, há outros fatores a se discutir.
Dado esse panorama, eventualmente os usuários da internet podem perceber algumas recomendações que estranhamente se adequam às suas pesquisas e interesses, mas até onde vai a nossa liberdade se estamos sendo vigiados a todo momento? Paradoxalmente ao 5° artigo da constituição, onde é garantido a todos os cidadãos o direito de segurança e liberdade, o Estado se mantém em uma posição defensiva no que se refere à manipulação indevida de dados, nos deixando a mercê de quem possuir o acesso ao "Big Data" anteriormente citado. Devido à importância desse assunto na sociedade atual, é inadmissível que esse descaso continue a perdurar.
Visto esse cenário problemático, é mister que o Ministério da Justiça, órgão responsável pelos interesses da população, torne mais incisivas as punições para quem desrespeitar a recentemente aprovada "Lei Geral de Proteção de Dados Gerais", por meio de uma revisão de seus artigos, a fim de que nossa liberdade saia das mãos das grandes empresas e retorne à população.
@GlendaMorais
@Ashiley
@Jeniffeeee
@Geralcinoj
@jherodrigues
Quando puderem, por favor deem uma olhada! obrigado a todos desde já. :)))
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por GlendaMorais
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#46866
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

De acordo com Steve Jobs, co-fundador da Apple, "a tecnologia move o mundo". Analogamente à citação do empresário, inquestionavelmente temos( Impessoalidade! Use 3 pessoa do singular!) como um fator importantíssimo a influência de aplicativos, jogos, internet e afins em nossas vidas. Em síntese, é de grande importância o debate sobre a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Nessa questão, faz se imperiosa a abordagem dos fatos.( Quais fatos?? Exclareça. Vejo sua contextualização, apresentação de tema, mas a tese não está clara!!)

Primordialmente, ( Faltou o tópico frasal!!)como dito por Nelson Mandela, político sul-africano, "liberdade parcial não é liberdade". Com essa declaração do ativista, podemos( Impessoalidade! Use 3 pessoa do singular!) realizar um paralelo à falsa impressão de liberdade causada pela tecnologia dos tempos atuais, quando na verdade, é justamente o contrário. Diversos empresários declaram que o "Big Data" é o recurso mais valioso dos tempos atuais, pois, com base nesses dados, as grandes empresas e investidores podem ter acesso às tendências e interesses da população, e manipular o mercado ao seu favor. Feito este exposto, há outros fatores a se discutir.( Nesse desenvolvimento sua argumentação está pertinente. Só faltou o tópico frasal!!)

Dado esse panorama, eventualmente os usuários da internet podem perceber algumas recomendações que estranhamente se adequam às suas pesquisas e interesses, mas até onde vai a nossa( Impessoalidade! Use 3 pessoa do singular!) liberdade se estamos( Impessoalidade! Use 3 pessoa do singular!) sendo vigiados a todo momento? Paradoxalmente ao 5° artigo da constituição, onde é garantido a todos os cidadãos o direito de segurança e liberdade, o Estado se mantém em uma posição defensiva no que se refere à manipulação indevida de dados, nos( Impessoalidade! Use 3 pessoa do singular!) deixando a mercê de quem possuir o acesso ao "Big Data" anteriormente citado. Devido à importância desse assunto na sociedade atual, é inadmissível que esse descaso continue a perdurar.(Nesse desenvolvimento não vejo sua argumentação. É necessário haver a abordagem do tema no parágrafo ! )

Visto esse cenário problemático, é mister que o Ministério da Justiça,( Agente) órgão responsável pelos interesses da população,( Detalhamento) torne mais incisivas as punições para quem desrespeitar a recentemente aprovada "Lei Geral de Proteção de Dados Gerais",( Ação) por meio de uma revisão de seus artigos( Meio), a fim de que nossa liberdade saia das mãos das grandes empresas e retorne à população.( Finalidade)( Conclusão completa!)

Sua redação precisa de melhora. Lembre-se que isso é uma redação modelo Enem, é necessário assim que haja a impessoalidade e não se utilize primeira pessoa. Você precisa trabalhar também sua argumentação, tese e tópico frasal.
No mais, é só!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por GlendaMorais
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#46867
720 espero ter ajudado!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por Jeniffeeee
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#47168
@fhtNick, concordo com a correção da Glenda. Você tem um bom domínio da escrita, conhece a estrutura do texto e argumentou bem no D1. Cuidado com as palavras usadas na primeira pessoa, isso não pode acontecer; também não faça perguntas! Não é aconselhável perguntar algo que você não vai responder. Se quiser, me marque na próxima :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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