Em primeiro lugar, é importante mencionar que o conservadorismo presente no país provoca alguns impasses, como o preconceito diante a multiplicidade das famílias, que resulta o bullying nas escolas. Segundo o pastor Marco Feliciano, os artistas e os intelectuais são a favor do casamento gay e resta aos cristãos e conservadores de valores morais lutarem contra isso, uma fala tipicamente conservadora que estimula a continuidade da estrutura familiar tradicional (heterossexual) e que restringe um casal homoafetivo de terem filhos. Logo, percebe-se que a convicção conservantista dificulta a inclusão do novo conceito sobre família e tira a credibilidade da educação por núcleo conjugal diverso do clássico.
Além disso, vale ressaltar também as dificuldades enfrentadas no âmbito da adoção. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, o indivíduo tem direito de ser criado e educado em sua família natural (pais ou descendentes) e, excepcionalmente, em família extensiva (guarda, tutela ou adoção), ou seja, é preferível a criança estar junto dos familiares sanguíneos. Contudo, é inegável que a adoção por homossexuais ou parentes é complicada na prática, devido à intolerância a esse novo ambiente familial causada pela homofobia e o patriarcado. Por isso, fica clara a necessidade de desconstrução da sociedade, a fim de romper com os pensamentos machistas e tradicionalistas.
Portanto, políticas públicas são necessárias para resolver esse revés. Dessa forma, cabe ao Governo Federal, a cúpula do poder executivo, conscientizar a sociedade sobre a diversidade das famílias, por meio do MEC e das mídias abertas, a fim de desvincular a imagem de dia dos pais e das mães, e instaurar o dia das famílias com seus novos formatos. Por sua vez, também cabe ao poder legislativo desburocratizar o processo de adoção para que se torne mais fácil a disponibilidade do direito ao afeto. Assim, o Brasil alcançará a desconstrução necessária da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.