Por vanessalinsf
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#46560
O Brasil é detentor de 20% das reservas de água do mundo. Apesar disso, a crise hídrica é um problema enfrentado pelo país. Nesse cenário, faz-se necessário analizar como a distribuição desigual da água e a degradação ambiental são fatores inseridos nesse imbróglio.

Primeiramente, é imperioso ressaltar que o Ministério do Meio Ambiente reconhece as disparidades no acesso à água potável ao longo do território brasileiro. Dessa forma, constata-se a privação de direitos básicos, previstos na Constituição Federal de 1988. Diante de ultrajante realidade, medidas devem ser tomadas para solucionar o problema e garantir que os brasileiros tenha acesso igualitário ao solvente universal.

Ademais, é preciso considerar que, em busca de seu desenvolvimento, o homem vem degradando a natureza. Esse contexto confirma a proposição do romancista Vitor Hugo, quando este afirma que o progresso roda constantemente sob duas engrenagens, faz andar uma coisa esmagando sempre alguém. Da mesma forma, com as ações antrópicas impactando negativamente o meio ambiente, surge o cenário ideal para a escassez de água, agravando, assim, a crise hídrica instalada no país.

A fim de mitigar o problema, o Ministério do Desenvolvimento Regional deve direcionar investimentos para a construção de redes de água à locais com baixa cobertura hídrica, por meio de projetos como o da transposição do Rio São Francisco. Visando, através dessas ações, um acesso mais plural ao recurso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por sixthero
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#46782
Boa tarde, @vanessalinsf! Aqui está sua correção :D

Erros
Correção
Redundante
Elementos da Proposta
Observações Intraparágrafo
Comentários


O Brasil é detentor de 20% das reservas de água do mundo. Apesar disso, a crise hídrica é um problema enfrentado pelo país. Nesse cenário, faz-se necessário analizar analisar (1) como a distribuição desigual da água e a degradação ambiental são fatores inseridos nesse imbróglio.

Erro sinalizado:
analizar:
erro de ortografia.

Sobre o parágrafo: você escreve tão bem, mas escreve tão pouco. Notei, no decorrer do texto, que você tem um bom vocabulário e um conhecimento robusto de recursos coesivos, e, apesar disso, os seus parágrafos são quase embrionários, muito curtinhos. Tente escrever um pouco mais. Você parece conhecer bem da redação, já que sua introdução possui os dois problemas a serem discutidos e apresenta, até mesmo, uma tentativa de repertório (o dado sobre a água). Escreva um pouco mais, não deixe seu texto tão enxuto.


Primeiramente, é imperioso ressaltar que o Ministério do Meio Ambiente reconhece as disparidades no acesso à água potável ao longo do território brasileiro (aqui deveria haver um tópico frasal, fosse para retomar seu argumento 1 da introdução, fosse para situar o corretor acerca do que será tratado no parágrafo). Dessa forma, constata-se a privação de direitos básicos, (essa vírgula não é, necessariamente, um erro. mas a fluidez textual teria sido melhor preservada se ela não existisse) previstos na Constituição Federal de 1988. Diante de ultrajante realidade, medidas devem ser tomadas para solucionar o problema e para (2) garantir que os brasileiros tenham (considerei erro de digitação) acesso igualitário ao solvente universal.

Erro sinalizado:
(2):
quebra de paralelismo sintático. Você estabeleceu um fluxo de leitura ao dizer que medidas devem ser tomadas para. Por não ter colocado o segundo para, o verbo garantir ficou flutuando sem um sujeito, sem uma função, e a leitura sofreu um pequeno solavanco.

Sobre o parágrafo: eis aqui o problema de escrever pouco. Entendi o que você quis dizer; basicamente, é ultrajante que a distribuição desigual da água esteja acontecendo, já que o Ministério do Meio Ambiente tem conhecimento desse problema e, ainda assim, não tomou medidas satisfatórias. Entretanto, para chegar a isso, tive que deduzir, inferir, você não me deu, com clareza, essa ideia. Além disso, aqui você poderia ter detalhado um pouco mais o repertório da Constituição, ou mesmo problematizado um tanto mais essa questão da distribuição desigual. Você tem um potencial escritor enorme, não tenha medo de arriscar enquanto pratica, escreva mais!


Ademais, é preciso considerar que, em busca de seu desenvolvimento, o homem vem degradando a natureza (temos um tópico frasal que situa o corretor e retoma o argumento da introdução. muito bem!). Esse contexto confirma a proposição do romancista Vitor Hugo, quando este afirma que o progresso roda constantemente sob duas engrenagens, faz andar uma coisa esmagando sempre alguém (repertório interessante). Da mesma forma, com as ações antrópicas impactando negativamente o meio ambiente, surge o cenário ideal para a escassez de água, agravando, assim, a crise hídrica instalada no país.

Sobre o parágrafo: nenhum desvio, parabéns! Agora, gostaria de apontar algo que me incomodou um tanto nesse parágrafo e no anterior. Percebi que você utiliza o primeiro período, o período destinado ao tópico frasal, como período de problematização/argumentação. Esse é um grande problema porque o período em questão é muito curto, não é suficiente para explicar os porquês, não é suficiente para exemplificar... aqui, você apenas diz que o homem degrada o meio ambiente... mas de que forma ele faz isso? e de que forma, que ações antrópicas, impactam diretamente a água? traga exemplos, uma melhor problematização dos repertórios.

A fim de mitigar o problema, o Ministério do Desenvolvimento Regional (agente) deve direcionar investimentos para a construção de redes de água à a (3) locais com baixa cobertura hídrica (ação), por meio de projetos como o da transposição do Rio São Francisco (meio). Visando, através dessas ações, a (4) um acesso mais plural ao recurso (finalidade).

Erro sinalizado:
(4):
erro de regência verbal. O verbo visar, no sentido de almejar, buscar, desejar exige preposição a posposta.

Sobre a proposta: fui um tanto carrasca dessa vez, porque poderia ter considerado o a fim de mitigar o problema uma finalidade e o visando, através dessas ações... um detalhamento por efeito do efeito. Todavia, em razão da primeira finalidade não ser tão detalhada, o corretor pode acabar não a levando em consideração, como aconteceu comigo ano passado. Portanto, detalhe mais um pouco a sua conclusão.

No geral, seu texto possui poucos desvios, então 160 na C1. Você respeitou bem o tema e o gênero dissertativo-argumentativo, contudo, os repertórios não foram muito produtivos (nenhum deles foi retomado), 160 na C2. Você apresenta um projeto de texto visível, porém, possui algumas ideias sem desenvolvimento completo, então, 120 na C3. Repertório de recursos coesivos diversificado e boa coesão textual, 200 na C4. Proposta de Intervenção com 4 dos 5 elementos, 160 na C5.

É isso, espero que tenha te ajudado! :D Aguardo ansiosa por seu próximo texto, realmente gostei da sua escrita, então espero ler um pouco mais!

NOTAS
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 200
C5: 160
= 800

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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