Primeiramente, é imperioso ressaltar que o Ministério do Meio Ambiente reconhece as disparidades no acesso à água potável ao longo do território brasileiro. Dessa forma, constata-se a privação de direitos básicos, previstos na Constituição Federal de 1988. Diante de ultrajante realidade, medidas devem ser tomadas para solucionar o problema e garantir que os brasileiros tenha acesso igualitário ao solvente universal.
Ademais, é preciso considerar que, em busca de seu desenvolvimento, o homem vem degradando a natureza. Esse contexto confirma a proposição do romancista Vitor Hugo, quando este afirma que o progresso roda constantemente sob duas engrenagens, faz andar uma coisa esmagando sempre alguém. Da mesma forma, com as ações antrópicas impactando negativamente o meio ambiente, surge o cenário ideal para a escassez de água, agravando, assim, a crise hídrica instalada no país.
A fim de mitigar o problema, o Ministério do Desenvolvimento Regional deve direcionar investimentos para a construção de redes de água à locais com baixa cobertura hídrica, por meio de projetos como o da transposição do Rio São Francisco. Visando, através dessas ações, um acesso mais plural ao recurso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.