Por alineee
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#46768
Durante o governo JK o índice de migrações do Nordeste para o Centro-Oeste foi alto, em vista da possibilidade de empregos e melhorias de vida. Atualmente, a migração ocorre para o exterior por busca dos mesmos princípios. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas desse impasse social.
Inicialmente, a falta de mão de obra brasileira é um dos obstáculos para a permanência de trabalhadores qualificados. De acordo com o ator Pedro Cardoso, a formação do nosso país, fundada pelogenocídio dos índios e escravidão, possui enorme dificuldade cultural de aceitar o valor do trabalho. Esses proletários são, infelizmente, obrigado a escolher entre ou continuar no Brasil sem o reconhecimento de suas competências ou buscar no estrangeiro.
Além disso, o custo de vida é cada vez mais caro. Ademais, as necessidades básicas são sinônimos de privilégio, um exemplo é o ensino de qualidade e a capacitação. É incoerente as exigências do mercado de trabalho com a realidade atual. Segundo a Constituição Federal de 1988, os direitos sociais devem garantir a educação, trabalho e assistência aos desamparados. É, por isso, inadmissível ter uma das melhores constituições do mundo, todavia, os direitos básicos não são cumpridos.
Desse modo, o governo deve investir em projetos para ampliar melhores possibilidades para os proletariados, por meio de parceiras públicas-privadas, com planeamento adequado. Espera-se, com isso, um Brasil que haja oportunidade para sua sociedade viver sem precisar procurar condições propícia na emigração.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por AnnaJuliaJu
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#46860
Olá, tudo bem? Vou tentar corrigir esta redação :)

Durante o governo JK o índice de migrações do Nordeste para o Centro-Oeste foi alto, em vista da possibilidade de empregos e melhorias de vida. Atualmente, a migração ocorre para o exterior por busca dos mesmos princípios . Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas desse impasse social.
---> Conseguiu fazer uma comparação muito boa.

Inicialmente, a falta de mão de obra brasileira é um dos obstáculos para a permanência de trabalhadores qualificados. De acordo com o ator Pedro Cardoso, a formação do nosso país, fundada pelogenocídio[ cuidado com os espaços ] dos índios e escravidão, possui enorme dificuldade cultural de aceitar o valor do trabalho. Esses proletários são, infelizmente, obrigado[obrigados(1)] a escolher entre ou continuar no Brasil sem o reconhecimento de suas competências ou buscar no estrangeiro.
(1)O adjetivo "obrigado" deve concordar com o sujeito da frase, que é "proletários".
---> Na introdução falou que no Brasil não tem tanta possibilidade de emprego (já que de acordo com a tese, no exterior tem mais possibilidades), mas depois nesse parágrafo o problema é não ter pessoas para trabalhar... Então, faltou continuar uma explicação sobre isso ou relacionar com a ideia seguinte de falta de valorização do trabalho. Acredito que se fosse retirado a parte sobre o genocídio não faria grande diferença para a argumentação, era melhor ter focado nas explicações das ideias descritas.


Além disso, o custo de vida é cada vez mais caro. Ademais, as necessidades básicas são sinônimos de privilégio, um exemplo é o ensino de qualidade e a capacitação. É incoerente as exigências do mercado de trabalho com a realidade atual (3). Segundo a Constituição Federal de 1988, os direitos sociais devem garantir a educação, trabalho e assistência aos desamparados. É, por isso, inadmissível ter uma das melhores constituições do mundo, todavia, os direitos básicos não são cumpridos.
---> Achei muito boa a argumentação no inicio e no final daqui. A parte (3) ficou solta, merecia uma conjunção ou algo para ter uma maior relação com o texto a seu lado, já que traz uma conclusão mesmo ao seguir sua progressão de ideias.

Desse modo, o governo (Agente) deve investir em projetos (Ação) para ampliar melhores possibilidades para os proletariados (Finalidade), por meio de parceiras [parcerias(4)] públicas-privadas (Modo), com planeamento adequado(Detalhamento ?). Espera-se, com isso, um Brasil que haja oportunidade para sua sociedade viver sem precisar procurar condições propícia [propícias (5)] na emigração.
(4) Não faz sentido a maneira que será investido nos projetos ser "parceiras", isso é um sujeito. Acho que é mais adequado "parcerias", porque isso demonstra de modo mais claro uma ação de colaboração.
(5) Como o sujeito é "condições", o adjetivo "propícia" deve estar no plural.
---> Estou na dúvida se dá para considerar aquilo um detalhamento, eu acredito que não, me avise se eu estiver errada. Poderia ter feito uma melhor descrição da proposta. Em relação a conclusão do texto foi muito bem, mas poderia ter retomado também ou até mesmo dentro da proposta relembrar das questões de .


Em relação a diversidade de palavras e bom uso de conjunções está ótimo. É uma ótima redação, só acho que pode melhorar mais a articulação da argumentação, tentar desenvolver mais. também.
Qualquer erro meu me avise também, por favor, e bons estudos para nós! :D

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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