Em primeiro lugar,é crucial pontuar a mídia como promotor da manipulação do voto.De acordo com a pesquisa feita pela Ipsos e Fecormécio-RJ(Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro),em 2016,a cada 10 pessoas cerca de 7 utilizam a internet para navegar,isto é,buscar informações.Pode-se dizer,então, que os conteúdos contidos nos vídeos e áudios não verdadeiros são espalhados nos meios digitais interferindo negativamente nas opiniões dos eleitores.Diante do que foi exposto,é inadmissível que um país signatário dos direitos humanos não assegure esse direito.
Faz-se mister,ainda, salientar a negligência governamental como impulsionador desse problema.Segundo Thomas Hobbes,filósofo e teórico,é dever do estado garantir o bem-estar da população.No entanto,os órgãos públicos vão de encontro a esse pensamento,fazendo com que a população, sob o poder midiático,seja influenciada de maneira errônea.
Infere-se,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor.Assim,o Governo Federal aliado a Mídia,deve por meio de jornais,novelas e pela internet incentivar e informar a população sobre a importância de conferir os dados recebidos em sites confiáveis,a fim de que as redes sociais seja um local de transmissão de fontes verdadeiras.Dessa forma, o Brasil irá garantir,de fato,o que está proposto na Carta Magma.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.