Primordialmente, é preciso salientar que o aprendizado se tornou um produto do capitalismo, isto é, visto como lucro e como forma de se obter poder. De acordo com o filósofo Karl Marx, todas as relações humanas podem ser explicadas pelas disparidades econômicas, e que através dessas sempre haverá o sujeito dominante, que consegue ter acesso a tudo e a todos, por meio do dinheiro, e o dominado que se submete àquele, por falta de opções. Diante disso, a privatização do ensino fez com que quanto mais capital investido, melhor será a educação do indivíduo, percebe-se, portanto, que nos colégios particulares há melhores materiais e infraestrutura.
Em segundo plano, o artigo 6º da Constituição garante a educação como um direito social de todos. Entretanto, esse direito ainda não foi concretizado, já que os órgãos do Estado, como o Ministério da Educação, não investem de maneira eficiente nas instituições públicas de ensino. Consequentemente, professores e alunos são prejudicados, já que os primeiros não recebem seus devidos salários, tendo que se recorrerem a greves, e os segundos apresentam dificuldades em ingressar no ensino superior, a fim de exemplo.
Em síntese, para que haja uma educação pública de qualidade, o Ministério da Educação deve investir mais em escolas públicas, por meio da organização do corte de gastos em instituições que não necessitam tanto e o depósito nas precárias, fazendo com que se diminua a longo prazo a necessidade do ensino particular e as disparidades educacionais à cerca do capital. E, dessa maneira, concretizando o direito social citado na Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.