Por DudaGomes
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A família, instituição social essencial no mundo, é tida como principal unidade de desenvolvimento do ser humano. E diante desse atual contexto pandêmico e de isolamento social, em que as crianças deixaram o ambiente escolar e passaram a ficar mais tempo em casa, o papel da família em seu desenvolvimento educacional tem se mostrado ainda mais fundamental. Com isso, a maneira como a família lida com essa situação interfere diretamente de forma positiva ou negativa no desempenho do aluno.

É de suma importância que a família assuma a responsabilidade quanto a educação e formação da autonomia de seus filhos, entretanto há uma grande parcela de pais brasileiros que se mostra negligente quanto a isso. Paulo Freire – filósofo e patrono da educação brasileira - defende em sua obra “Pedagogia do Oprimido”, que a família mostra-se opressora ao depositar a responsabilidade da educação dos filhos somente na escola. Nesse sentido, percebe-se o pensamento de Paulo Freire ainda bem presente em nossa sociedade, evidenciado um grave problema principalmente para o desenvolvimento intelectual e social da criança.

Paralelo a isso é importante destacar também as consequências trazidas pela ausência dos pais na vida escolar de seus filhos causada pela carga horária excessiva no trabalho, acarretando em um distanciamento que dificulta a comunicação e o acompanhamento da aprendizagem do estudante. Essa realidade pode implicar em efeitos desastrosos para o indivíduo e consequentemente para a sociedade em que ele está inserido, como formação de pessoas desequilibradas, desorientadas e irresponsáveis .

Portanto, para resolver tais problemas é imprescindível que as famílias entendam suas responsabilidades com suas crianças e as assumam, promovendo no ambiente do lar momentos de lazer e estudos para que dessa forma as crianças tenham um maior contato com seus familiares e cresçam de forma saudável e consciente. É necessário também que a escola, como órgão responsável pela manutenção da aprendizagem dos indivíduos, através de encontros e reuniões com a família consiga estreitar a relação e repassar orientações aos pais visando melhorar a convivência com as crianças no lar, para que estes consigam ter maior tempo com os filhos e encontrem a harmonia necessária para resolver tais dilemas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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