É de suma importância que a família assuma a responsabilidade quanto a educação e formação da autonomia de seus filhos, entretanto há uma grande parcela de pais brasileiros que se mostra negligente quanto a isso. Paulo Freire – filósofo e patrono da educação brasileira - defende em sua obra “Pedagogia do Oprimido”, que a família mostra-se opressora ao depositar a responsabilidade da educação dos filhos somente na escola. Nesse sentido, percebe-se o pensamento de Paulo Freire ainda bem presente em nossa sociedade, evidenciado um grave problema principalmente para o desenvolvimento intelectual e social da criança.
Paralelo a isso é importante destacar também as consequências trazidas pela ausência dos pais na vida escolar de seus filhos causada pela carga horária excessiva no trabalho, acarretando em um distanciamento que dificulta a comunicação e o acompanhamento da aprendizagem do estudante. Essa realidade pode implicar em efeitos desastrosos para o indivíduo e consequentemente para a sociedade em que ele está inserido, como formação de pessoas desequilibradas, desorientadas e irresponsáveis .
Portanto, para resolver tais problemas é imprescindível que as famílias entendam suas responsabilidades com suas crianças e as assumam, promovendo no ambiente do lar momentos de lazer e estudos para que dessa forma as crianças tenham um maior contato com seus familiares e cresçam de forma saudável e consciente. É necessário também que a escola, como órgão responsável pela manutenção da aprendizagem dos indivíduos, através de encontros e reuniões com a família consiga estreitar a relação e repassar orientações aos pais visando melhorar a convivência com as crianças no lar, para que estes consigam ter maior tempo com os filhos e encontrem a harmonia necessária para resolver tais dilemas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada