Por Dhavid38
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Promulgada em 1988 , a Constituição federal assegura o direito pleno de todos os cidadãos . Entretanto , percebe-se que , na atual realidade brasileira , há uma lacuna na garantia desse direito na questão do saneamento básico , o que , além de grave , torna-se um entrave inconstitucional . Isso acontece devido a inosperância estatal como principal alicerce e também a estagnação social .

A princípio , a inexistência de políticas públicas mais eficientes para atenuar os impasses na vida de moradores desprovidos de um eminente controle e distribuição dos recursos básicos , desserve a Constituição Federal que há 32 anos pressagiava uma Pátria com características de bem-estar social . Diante disso , o Estado não gerou instrumentos capazes para conter tal calamidade Nacional , expondo os brasileiros à aguas residuais responsáveis por diversos males . Assim , consequentemente , o país encontra-se distinto daquele antes idealizado na Carta Magna de 1988 . Desse modo , o Brasil fica ainda mais longe desse padrão Constitucional de Nação .

Vale ressaltar , a princípio , que o silenciamento social é fator determinante para a permanência do problema no Brasil contemporâneo . Contudo , o teórico social Michael Foucault defende que , na sociedade pós-moderna , alguns temas são silenciados para que os alicerces do poder continuem mantidos . Todavia , na atualidade , percebe-se uma omissão no que se refere às discussões acerca do saneamento básico , que tem sido uma questão silenciada no País . Desse modo , sem diálogo sério e massivo a respeito dessa problemática , sua resolução é quase utópica .

Averigua-se , desse modo , que medidas devem ser efetivadas para combater a questão . Sendo assim , o Governo Federal , com instância máxima da administração executiva , deve agir em favor da população , por meio da elaboração de redes de esgoto com estações de tratamento , que impeçam a atuação de pessoas que infringem as exigências Legislativas , a fim de inibir o saneamento básico . Outrossim , a sociedade , como conjunto de indivíduos que partilham os mesmos valores culturais e sociais , deve atuar em conjunto , por intermédio da demanda na administração pública , para que os serviços de água tratada e a coleta e tratamento de águas residuais , com o propósito de inibir a proliferação do esgotamento sanitário e falhas no saneamento básico .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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