Em primeiro lugar, cabe mencionar a questão das prisões provisórias que podem ser derivadas de julgamentos injustos. Desse modo, esses julgamentos resultam em prisões que muitas vezes não atendem aos padrões nacionais da presunção de inocência, isto é, o suspeito ser considerado inocente até que todas as medidas jurídicas cabíveis sejam feitas. Assim, Luiz Fux – magistrado e atual presidente do Tribunal Superior Federal-, afirma que 40% da população carcerária é de presos provisórios. Logo, percebe-se claramente que a detenção de indivíduos antes mesmo de seu julgamento contribui de forma intensa para a superlotação de presídios.
Posteriormente, é importante destacar sobre o fato da reincidência dos presos. Nesse sentido, Fábio Zanini -jornalista e colunista do jornal Folha de São Paulo-, afirma que um sistema prisional sem o devido investimento dos órgãos públicos para uma qualificação dos prisioneiros, está propício ao fracasso. Por isso, verifica-se que a não ressocialização e reeducação dos detentos, os deixam a mercê do retorno à prática de crimes ao serem libertos, o que causa a reincidência aos presídios e, consequentemente, a superlotação carcerária.
Por fim, nota-se a necessidade de tratar sobre a lotação no sistema prisional brasileiro. Nesse viés, cabe aos órgãos públicos investimentos nos presídios de modo que os condenados preencham seu tempo com atividades que visam uma melhor qualificação profissional e pessoal, como também ao poder judiciário seguirem os padrões nacionais para um julgamento justo dos suspeitos. Afinal, uma sociedade justa é aquela que respeita a dignidade humana.
Fundep.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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