Avatar do usuário
Por Elizete
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45836
Pesquisas publicadas pela Hcor mostram que por conta do alto consumo de cigarro, em média 2600 pessoas morrem por ano no Brasil. Dessa forma, nota-se que o desafio de combate ao tabagismo é um problema no Brasil, visto que muitas pessoas sofrem de doenças crônicas por causa do uso de tabaco. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo impasse que se enraíza invisibilização do assunto na lacuna educacional.

Em primeiro plano, é preciso salientar que a falta de debate é uma causa latente do problema. Segundo o filósofo Focault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, observa-se que há uma falta de discussão sobre as vítimas do tabagismo. Em consequência disso, a sociedade brasileira está diminuindo sua expectativa de vida, já as indústrias de tabaco aumentam os seus lucros, tornando a resolução do problema ainda mais difícil.

Em segundo plano, lembra-se que a lacuna educacional também é outra causa do desafio de combate ao tabagismo no Brasil. O filósofo Sêneca afirma que "a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida". Diante dessa afirmação,verifica-se que a falta de conhecimento sobre os riscos, apesar de nas embalagens conterem alguns avisos, provoca no ser humano despreocupação com os cuidados que deve ter sendo possível um consumo excessivo de cigarro.

Portanto é preciso reverter a invisibilização, bem como a lacuna educacional, para que o problema do desafio de combate ao tabagismo no Brasil seja revertido. O ministério da educação em parceria com ministério da Saúde, através de profissionais especializados na área e pacientes com dependência de cigarro, poderia ministrar palestras e debates em locais públicos, como por exemplo, praças e escolas com a finalidade de tornar o assunto visível e claro para a população, além de preencher o espaço na lacuna educacional. A partir dessas informações possivelmente, poderá consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Alyssa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46084
Imagina! Sugiro trabalhar mais a proposta de intervenção. Detalhando-a bem são 200 pontos garantidos!

Tente seguir a fórmula:

Retomada
Agente
Ação
Meio
Finalidade

Bjssss
0
Avatar do usuário
Por Elizete
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46258
@Alyssa, vou focar mais nesse ponto na próxima vez, obrigada!
0
Avatar do usuário
Por Mily19
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46545
Os Ministérios do governo quando apresentados na redação devem sempre ser escritos com letra maiúscula. Sua redação ficou ótima.. ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
151 Exibições
por amandas98
0 Respostas 
112 Exibições
por Maike72
0 Respostas 
61 Exibições
por Anacarol12
0 Respostas 
47 Exibições
por pedroGomes
0 Respostas 
42 Exibições
por surtndplenem
0 Respostas 
35 Exibições
por surtndplenem
0 Respostas 
231 Exibições
por Adrielly122
0 Respostas 
83 Exibições
por Wklicida
0 Respostas 
115 Exibições
por milenahp
Tabagismo entre os jovens no Brasil
por emelyn    - In: Outros temas
0 Respostas 
65 Exibições
por emelyn

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM