Destarte, é válido salientar o pensamento de Jean-Jacques Rousseau, que diz que é dever do estado garantir nossa igualdade de tratamento. Dado o pensamento do filósofo, pode-se estabelecer um paralelo entre o dever e a ação deficitária do estado em combater o racismo estrutural de nosso país, onde pode-se observar que não é uma realidade pela falta de ações efetivas e da devida cobrança das leis já vigentes que envolvem distinção e preconceito acerca de cor ou raça, ademais, é mister que se destaque também a falta de medidas para que se combata a cultura do racismo em nosso país. Com esse panorama, há também outras questões que devem ser abordadas.
Segundo o IBGE, os negros representam 75% dos 10% da população pobre do Brasil. Com essa informação, podemos também estabelecer que o estado é consciente da situação da população negra no país, e nessa problemática, é um impulsionador do impasse, além do mais, estabelece-se mais um contraste, dessa vez com o filósofo Thomas Hobbes, que conclui que é dever do estado garantir o bem estar de toda a população. Dessa forma, é inadmissível que este problema continue a perdurar.
Sendo assim, é importante que o Ministério da Cidadania, impulsione campanhas de conscientização acerca do racismo e de suas consequências, por meio de palestrantes negros e cientistas sociais, preferencialmente em colégios públicos tanto estaduais quanto municipais. Além da antes citada campanha, cabe ao Ministério da Justiça um maior reforço às leis que tem como alvo punir o preconceito, a fim de que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária.
@jherodrigues
@Ashiley
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.