Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de infraestrutura nas cidades acerca dos cinemas, e a facilitação de seu acesso para todas as camadas da sociedade. Nesse sentido, essa problemática resulta em um difícil acesso à cultura por parte da população menos favorecida, ademais, podemos estabelecer um contraste com o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, que conclui que para uma sociedade ser justa, ela deve garantir igualdade para todos, o que infelizmente não é uma realidade no país.
Dado este panorama, é também fundamental apontar também a falta de conhecimento do povo acerca de seus direitos como impulsionador desta problemática. Segundo o IBGE, 83% das pessoas não frequentam o cinema regularmente. Dado este exposto, conclui-se que o conhecimento do povo acerca de seus direitos constitucionais é peça chave para que haja cobrança, e talvez, uma resolução proveniente do estado. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
É notório, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso, é mister que o ministério da cultura e da educação, respectivamente, promovam a exibição mais frequente de filmes nas escolas municipais e estaduais - onde se concentra a população mais pobre -, e também incentivem palestras sobre direito civil, a fim de que a população conquiste um acesso público para a cultura, e também uma consciência maior dos deveres do estado, a fim de que esse impasse não se repita.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.