Em primeiro plano, é preciso salientar que a lacuna educacional é uma causa latente do problema. Segundo Foucalt, na sociedade pós-moderna muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, nota-se que as famílias, as escolas e as mídias sociais não desempenham o papel de informar as pessoas acerca dos cuidados e riscos de doenças sexualmente transmissíveis. Assim, é necessário trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente para sua resolução.
Em segundo plano, outra causa é a base educacional. De acordo com Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Diante disso, verifica-se uma forte influência da imprudência dos jovens que entendem que o preservativo é necessário somente no início ou não usam, uma vez que os jovens são os que mais adquirem essas doenças. Outrossim, é necessário que os mesmos mudem suas atitudes e se tornem mais responsáveis.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Portanto, é preciso intervir sobre o problema. Para isso, o Ministério da Saúde deverá desenvolver campanhas por meio das redes sociais expondo os danos que as doenças causam e o seu tratamento, na intenção de que mais pessoas criem responsabilidades. Além disso, o Ministério da Educação deverá impor no currículo escolar a educação sexual, a fim de familiarizar os adolescentes sobre os perigos de infecções sexualmente transmissíveis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.