Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46259
No Brasil, o direito à educação da pessoa surda só começou em meados de 1857, durante o governo de Dom Pedro II. Entretanto, é possível notar que essa inclusão não atingiu a lacuna necessária, já que não existe um sistema educacional inclusivo em todas as escolas do país. Consequentemente, ocorre uma carência de alunos com deficiência nas escolas, devido à omissão do governo mediante a falta de assistência e estrutura, bem como a ausência da acessibilidade ao meio de trabalho.

Primeiramente, verifica-se a omissão do governo em garantir a educação às pessoas com deficiência. Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, é dever do Estado assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis ao longo de toda a vida do deficiente. No entanto, sabe-se que a realidade é diferente da recomendada no estatuto, visto que as escolas não possuem nem infraestrutura para receber um aluno deficiente, quanto mais existir um sistema inclusivo para eles, vale lembrar também, que não há institutos especializados em todas as cidades do país. Em virtude disso, a cada ano ocorre uma queda no número de pessoas surdas matriculadas nas escolas, o que viola a obrigação do governo em alcançar o máximo de desenvolvimento nos indivíduos. Logo, é preciso que o poder público dê a devida atenção a essas pessoas.

Além disso, há de se considerar que a imobilidade do governo reflete na inclusão da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. De acordo com a declaração da escritora Kathryn Lomer, ela nasceu com a voz em suas mãos. Sob esse ponto de vista, percebe-se que a língua dos sinais representa a voz dos surdos, em vista disso surge a importância da inclusão de Libras nas escolas, para que se proporcione a compreensão e participação dos indivíduos na educação e no meio de trabalho. Dessa forma, o poder público não continuará em dívida com essas pessoas, quando garantir a inclusão ao meio social sem tamanha dificuldade.

Portanto, são necessárias políticas públicas para resolver os desafios que os surdos enfrentam no Brasil. Logo, é preciso que o Governo Federal invista na construção de institutos próprios para pessoas com deficiência em cada município ou pelo menos em cada região dos estados – como a região metropolitana, serrana, rural –, e na reforma das escolas para a adaptação de infraestrutura, por intermédio do poder executivo com seus governadores e prefeitos, a fim de assegurar a educação às pessoas com deficiência. Ademais, também é fundamental que o MEC inclua a Libras como disciplina obrigatória, para que facilite a comunicação entre as pessoas e torne o ambiente de trabalho mais acessível e inclusivo.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46460
@jherodrigues, gostei muito do seu texto, não vi grandes problemas então vou deixar a correção detalhada para outra pessoa. Vi apenas algumas poucas repetições de palavras, de resto boa argumentação, organização, uso de conectivos e boa escolha de repertórios. Além disso, sua proposta de intervenção está completa... parabéns! :D
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46478
@Ashiley, sério? nossa, fico muuuito feliz! obrigada mesmo :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46620
CORREÇÃO (X)

No Brasil, o direito à educação da pessoa surda só começou em meados de 1857, durante o governo de Dom Pedro II. Entretanto, é possível notar que essa inclusão não atingiu a lacuna necessária, já que não existe um sistema educacional inclusivo em todas as escolas do país. Consequentemente, ocorre uma carência de alunos com deficiência nas escolas, devido à omissão do governo mediante a falta de assistência e estrutura, bem como a ausência da acessibilidade ao meio de trabalho.

Primeiramente, verifica-se a omissão do governo em garantir a educação às pessoas com deficiência. Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, é dever do Estado assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis ao longo de toda a vida do deficiente. No entanto, sabe-se que a realidade é diferente da recomendada no estatuto, visto que as escolas não possuem nem infraestrutura para receber um aluno deficiente, quanto mais existir um sistema inclusivo para eles, vale lembrar também,(2) que não há institutos especializados em todas as cidades do país. Em virtude disso, a cada ano ocorre uma queda no número de pessoas surdas matriculadas nas escolas, o que viola a obrigação do governo em alcançar o máximo de desenvolvimento nos indivíduos. Logo, é preciso que o poder público dê a devida atenção a essas pessoas.

Além disso, há de se considerar que a imobilidade do governo reflete na inclusão da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. De acordo com a declaração da escritora Kathryn Lomer, ela nasceu com a voz em suas mãos. Sob esse ponto de vista, percebe-se que a língua dos sinais representa a voz dos surdos, em vista disso surge a importância da inclusão de Libras nas escolas(3), para que se proporcione a compreensão e participação dos indivíduos na educação e no meio de trabalho. Dessa forma, o poder público não continuará em dívida com essas pessoas, quando garantir a inclusão ao meio social sem tamanha dificuldade.

Portanto, são necessárias políticas públicas para resolver os desafios que os surdos enfrentam no Brasil. Logo, é preciso que o Governo Federal invista na construção de institutos próprios para pessoas com deficiência em cada município ou pelo menos em cada região dos estados – como a região metropolitana, serrana, rural –, e na reforma das escolas para a adaptação de infraestrutura, por intermédio do poder executivo com seus governadores e prefeitos, a fim de assegurar a(4) educação às pessoas com deficiência. Ademais, também é fundamental que o MEC inclua a Libras como disciplina obrigatória, para que facilite a comunicação entre as pessoas e torne o ambiente de trabalho mais acessível e inclusivo.

OBSERVAÇÕES:
(1)-Eu não entendi a relação disso com o tema. Por isso que é importante os textos motivadores na correção. Talvez algum deles falasse disso, o que traz uma abertura para essa vertente. Ademais, eu vi os textos motivadores desse mesmo tema do Enem de 2017 e você utiliza os dados dele. Saiba que isso diminui a sua nota, porém como não possui essa situação aqui, considerarei somente o tema.

(2)-Vírgula errada.

(3)-Parabéns! Fazer isso demonstra planejamento e explicita que esses problemas vêm do mesmo local.

(4)-Acho que está errado colocar o artigo aí. É como falar assim: Garçom, eu vou querer a salada. Percebe que é como houvesse alternativas? Então não acho correto a forma que você utilizou.
Pode ser interpretado também que você quer o melhor de algo específico, mas acho que é meio que coloquial. Não sei direito.
Ex.: Você não quer educação aos deficientes e sim a educação para eles.

Não consegui falar muito sobre a sua redação. Acho que falei de coisas que não são relevante, pois realmente não consegui encontrar. Só se atente em seguir o que o Enem quer que você fale.

:!: Falando de outra coisa, se puder corrigir a minha redação lhe agradeço muito :lol:

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46638
@Geralcinoj, muuito obrigada, é relevante sim! eu não sabia que diminui a nota pegar algumas coisinhas dos textos, já vou ficar esperta :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46646
jherodrigues escreveu:@Geralcinoj, muuito obrigada, é relevante sim! eu não sabia que diminui a nota pegar algumas coisinhas dos textos, já vou ficar esperta :D
Sim. A penalização é até grande. O que você pode fazer é somente falar com outras palavras sobre os textos motivadores (Acho uma estratégia arriscada, mas muitas pessoas usam). E ainda os seus argumentos ficam restringidos pelo repertório e textos motivadores. Se você ver a minha última redação, vai perceber que tem, nos textos motivadores, um gráfico e eu utilizo ele como argumento no segundo desenvolvimento.

Fico feliz em ter ajudado. :D

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46754
@jherodrigues, como o Geralcino já fez algumas correções eu não irei comentar, mas adianto que a sua redação está muito boa! Parabéns :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46800
@Jeniffeeee, obrigada! uhul :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
51 Exibições
por laif
0 Respostas 
100 Exibições
por Maiazinha2
0 Respostas 
75 Exibições
por sarabarroso
0 Respostas 
83 Exibições
por Erickbx
0 Respostas 
86 Exibições
por ellyysz
0 Respostas 
52 Exibições
por Beatriz5
2 Respostas 
189 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
82 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
204 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
34 Exibições
por Th4isxz

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM