Em primeiro lugar, vale ressaltar que a pandemia do coronavírus agravou o cenário de pobreza no país. Segundo o IBGE, é considerado em extrema pobreza quem dispõe de aproximadamente R$ 145,00 reais ao mês para sobreviver. Já os considerados pobres são aqueles que sobrevivem com no máximo R$ 436,00 reais ao mês. Nota-se que a desigualdade social é um dos fatores que influencia neste problema e tem relação direta com à falta de acesso a necessidades básicas, como: educação, saúde, esporte, cultura e o principal que é falta de oportunidade de emprego e trabalho. Por fim, é notório que a formulação de políticas de apoio e incentivo é primordial.
Por conseguinte, é mister destacar que existe um abismo entre as classes com maior e menor poder aquisitivo. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, ficando apenas atrás de nações do continente africano. Assim, percebe-se que a miséria no Brasil atinge todos os estados brasileiros, mas principalmente o Norte e Nordeste do país, em especial a população sem instrução ou com formação fundamental incompleta, onde pessoas passam fome devido à seca e a falta de recursos. Por isso, é imprescindível um trabalho focado para este grupo no intuito de resolver este problema.
Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esta questão. Logo, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cidadania, criar programas sociais focados na inserção da população pobre no mercado de trabalho, por meio de incentivos governamentais. Tal ação deve proporcionar políticas públicas de moradia, alimentação adequada, orientação sobre os cuidados com a saúde, como também trabalho e profissionalização, a fim de garantir maneiras que as tirem da situação extrema de pobreza. Dessa forma, pode-se atingir resultados satisfatórios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada