Primeiramente, verifica-se a omissão do governo em garantir a educação às pessoas com deficiência. Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, é dever do Estado assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis ao longo de toda a vida do deficiente. No entanto, sabe-se que a realidade é diferente da recomendada no estatuto, visto que as escolas não possuem nem infraestrutura para receber um aluno deficiente, quanto mais existir um sistema inclusivo para eles, vale lembrar também, que não há institutos especializados em todas as cidades do país. Em virtude disso, a cada ano ocorre uma queda no número de pessoas surdas matriculadas nas escolas, o que viola a obrigação do governo em alcançar o máximo de desenvolvimento nos indivíduos. Logo, é preciso que o poder público dê a devida atenção a essas pessoas.
Além disso, há de se considerar que a imobilidade do governo reflete na inclusão da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. De acordo com a declaração da escritora Kathryn Lomer, ela nasceu com a voz em suas mãos. Sob esse ponto de vista, percebe-se que a língua dos sinais representa a voz dos surdos, em vista disso surge a importância da inclusão de Libras nas escolas, para que se proporcione a compreensão e participação dos indivíduos na educação e no meio de trabalho. Dessa forma, o poder público não continuará em dívida com essas pessoas, quando garantir a inclusão ao meio social sem tamanha dificuldade.
Portanto, são necessárias políticas públicas para resolver os desafios que os surdos enfrentam no Brasil. Logo, é preciso que o Governo Federal invista na construção de institutos próprios para pessoas com deficiência em cada município ou pelo menos em cada região dos estados – como a região metropolitana, serrana, rural –, e na reforma das escolas para a adaptação de infraestrutura, por intermédio do poder executivo com seus governadores e prefeitos, a fim de assegurar a educação às pessoas com deficiência. Ademais, também é fundamental que o MEC inclua a Libras como disciplina obrigatória, para que facilite a comunicação entre as pessoas e torne o ambiente de trabalho mais acessível e inclusivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.