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Por GustahTokan
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Segundo Augusto Cury, psicólogo e escritor brasileiro, “Os suicidas, mesmo os que planejam a morte, não querem se matar, mas matar a sua dor”. Nesse contexto, percebe-se que o suicídio é um desafio - entre os brasileiros - que precisa ser enfrentado e eliminado. Desse modo, o autoextermínio é um desafio no Brasil e perdura devido, não só à depressão, mas também às relações conflituosas.

Convém frisar, a princípio, que a depressão é um elemento determinante para a continuidade do problema. Nesse viés, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio mata aproximadamente 800 mil pessoas por ano, sendo a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 19 anos. Além disso, a entidade aponta a depressão como um dos principais motivos para a realização desse ato. Dessa maneira, é evidente que a depressão precisa ser combatida para a diminuição dos casos de suicídio.

Ademais, percebe-se que as relações hostis são uma barreira no que diz respeito à questão do autoextermínio. Relacionado a isso, o Suicídio Anômico, proposto por Émile Durkheim, ocorre em uma situação de anomia social, ou seja, quando a normalidade social não é mantida. Nessa perspectiva, podemos perceber que as relações conflituosas –como brigas de relacionamento amoroso ou familiar - são um tipo de desordem social, que pode acarretar o suicídio. Dessa forma, é imprescindível que ações sejam realizadas para combater a problemática.

É necessário, portanto, que medidas sejam realizadas para o combate ao suicídio no Brasil. Posto isso, o Estado – principal interventor jurídico – deve, por meio de psicólogos e voluntários da sociedade, criar o Sistema Nacional de Combate ao Suicídio, no qual os profissionais e voluntários irão prestar atendimento para as solicitações de ajuda, a fim de diminuir os casos de depressão e consequentemente o suicídio. Tal sistema, precisa, também, criar campanhas, tanto nas redes sociais, como nas emissoras de televisão, que mostrem os benefícios de uma relação saudável, afim de garantir uma normalidade social nos lares do País. Logo, as pessoas irão contra a alusão de Augusto Cury, uma vez que elas não terão que matar a sua dor, muito menos a si próprio.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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