De início,e notório que o descaso da escola e um agente impulsionador do problema.Desta maneira,na série "os 13 porquês",a personagem Hannah vítima de bullying horas,antes de comenter suicídio recorreu ao diretor de sua escola pra tentar lhe contar o que estava passando com ela, porém,ele estava tão submerso em seus a fazeres que não deu atenção.Fora da ficção,analisa a incapacidade por parte Da instituição em promover o auxílio necessário para erradicar a persistência dessa agressão.
Ademais,a falta de atenção por parte da família corrobora em promover este problema.Nesta perspectiva ,no livro "por lugares incríveis",se passa a história de Theodore Finch ,que sofria constantemente insultos na escola,dizendo lhe que ele era uma aberração sua mãe nunca prestou atenção no comportamento do filho,só quando cometeu autocidio.paralelamente,fora das páginas observa-se a negligência da família em perceber e ajudar os jovens .
Em suma ,faz-se imprescindível solução que diminua o problema no que tange a persistência do bullying .Logo,cabe ao Ministério da Educação(MEC),em parceira com as escolas inserir profissionais capacitados como psicólogos e assistentes sociais para ajudar os adolescentes que estão sendo vítima de algum tipo de agressão.Isso deve ser feito com o intuito de que se erradique a prática de perseguir os jovens,e também para que não aconteça o mesmo que ocorreu com Hannah.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.