Segundo Pierre Bordieu, o embate físico não é a única forma de violação aos Direitos Humanos mas ---- Sobretudo ------ a persistência de preconceitos que ferem a dignidade de um individuo ou grupo social. Nesse sentido, a vinda dos colonizadores europeus no século XVI trouxe a ideologia de imposição da "verdade absoluta", resultando não só na catequização dos povos silvícolas dizimando uma cultura, como também na solidificação dessa ideologia no pensamento social brasileiro.
Outrossim, é indubitável que o legado intolerante permanece ativo na contemporaneidade, haja vista que mesmo vivendo em um país de Estado laico que garante autonomia à liberdade de expressão no artigo 5 de sua Constituição Federal, milhões de brasileiros ainda sofrem violência de cunho físico e verbal por conta de preconceitos. Segundo o portal G1, o medo de manifestar opiniões e princípios referentes a credos temendo represálias tornou-se comum no âmbito social, e o caso de Kayllane, garota apedrejada por seguir crença de matriz espírita, evidência que esse temor não é em vão.
Dessa forma, ações mútuas são necessárias para a resolução desse impasse. A Secretária Especial dos Direitos Humanos em sinergia ao Poder Legislativo deve investir no endurecimento das leis que punem atos de austeridade, caracterizados como crime de ódio, visando diminuir a incidência desse tipo de violência. O Ministério da Educação e a Escola devem inserir em sua grade curricular livros didáticos e palestras pró-tolerância e pró diversidade, tendo em vista que são responsáveis por acolher indivíduos em formação de caráter, com o intuito de começar o processo de conscientização pela base. A Mídia, em parceria a ONG Liberdade Religiosa deve apostar em campanhas educativas e debates construtivos a fim de diminuir a criação de estereótipos. Concretizando, a longo prazo, a ideia do filósofo Iluminista John Locke em "A carta acerca da tolerância" de que em uma sociedade baseada em respeito, é possível a existência de pluralismo religioso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada