Como resultado das fake news se tem a difamação da imagem de muitas celebridades, destruição de reputações, influência nas escolhas politicas do cidadão, mudança de decisões que podem colocar em risco a saúde de uma pessoa, tudo isso através da disseminação de conteúdos falsos. As consequências são grandes e os dados alarmantes, porém parte da população má informada continua disseminando esses conteúdos, mesmo que possam parecer duvidosos. Um bom exemplo das consequências nocivas que podem vir através da divulgação de notícias falsas está nas eleições brasileiras de 2018, em que fake news foram divulgadas no segundo turno, na tentativa de favorecer um dos candidatos que concorriam a presidência em uma disputa acirrada.
Sem dúvida destaca-se como um dos maiores fatores para o compartilhamento cada vez maior das fake news a falta do senso de questionamento por parte da população. Um estudo do MIT mostrou que, depois de analisar 120 mil notícias, a chance de se repassar uma informação falsa é 70% maior do que uma verdadeira. Portanto fica claro que uma população com pouco senso crítico e com um sistema de educação precário que não estimula a busca por conhecimento através de fontes confiáveis, está propensa a ser facilmente manipulada por políticos, lideres religiosos e outras figuras de autoridade.
Logo fica claro que além de uma melhoria na qualidade a forma mais eficaz de se combater as fake news está em iniciativas do governo que possam criar cada vez mais campanhas para incentivar a população a verificar antes de compartilhar e de não acreditar fielmente em uma notícia que está sendo vinculada na internet. Sobretudo campanhas essas que podem ser discutidas em palestras nas escolas, exibidas em sites na internet e em propagandas na televisão. Pois, checando as fontes e questionando a veracidade da notícia diminui significativamente as chances do conteúdo falso ser compartilhado, assim evitando que pessoas sejam prejudicadas e que a população seja manipulada a acreditar em notícias que possam gerar efeitos nocivos para todos, de uma forma geral.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.