Em 2018, nas corrida pela presidência do Brasil, um dos candidatos chamado Ciro Gomes, forneceu uma proposta de campanha diferenciada e que foi muito bem recebida pela população, que era "tirar o nome de alguns cidadãos do SERASA". Tal proposta, revelou o tamanho do desespero da população por alguma alternativa para poder ter "o nome limpo". Mas imaginemos que a proposta fosse para a instalação de uma educação financeira nas escolas tanto de rede pública como privada, os filhos dessa mesma população, com certeza não se encontrariam na mesma situação.
A educação financeira em escolas não é algo inédito, em outros países como Noruega, Dinamarca, Canadá entre outros, é algo já ensinado para as crianças. É possível observar, que os países citados , são todos desenvolvidos e possuem ótimos índices de IDH. Segundo o BC (Banco central), mais de metade da população possui dívidas ou não pagou alguma de suas contas durante o ano. A pesquisa também mostra, que um dos principais motivos do endividamento é por conta de cartões de crédito e pela busca da casa própria.
Para não obtermos os mesmo resultados nas gerações futuras, é preciso que o mistério da educação juntamente com o ministério da economia, formulem método de aprendizagem sobre o tema de acorda com a faixa etária de cada série, tal medida deve ser feita o quanto antes, pois quanto mais cedo conscientizarmos e ensinarmos nossas crianças, mais discernimento elas terão sobre o que fazer com seu dinheiros e mais o nosso país se desenvolverá.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada