O astrônomo amador Sergio Sacani menciona em entrevista que a relevância que teorias “Terraplanistas” e outras pseudociências tem ganhado hoje, são um reflexo do complexo de superioridade de muitos membros da comunidade científica, que, por essa característica, rejeitam ou não apoiam trabalhos de divulgação científica, que tem por intuito informar a população com fontes confiáveis a respeito das ciências. Tal trabalho é de fundamental importância para a evolução da intelectualidade da sociedade, pois garante assim que as pessoas, com essas informações, tenham acesso aos fatos comprovados pela ciência, contribuindo assim para o desenvolvimento de cidadãos inalienáveis.
Sob tal ótica, Auguste Comte, sociólogo positivista, atesta que todo o conhecimento válido se dá somente pela verificação científica. Aqueles que são adeptos da pseudociência tendem a subverter esse pensamento, afirmando que a real ciência está por detrás de suas teorias, e fazendo falsos experimentos para tentar converter população em função de suas crenças. É possível assim constatar certa falha do sistema educacional para com a população, pois um sistema educacional ideal faz com que seus alunos saiam das escolas com informação suficiente para ter embasamento e senso crítico, se isso é descumprido e seus alunos optam por acreditar em ciências sem fundamento, o sistema falhou com eles.
Visando a melhora da sociedade brasileira, adoecida por ondas de crenças pseudocientíficas que alienam a população, o Ministério da Educação deve tomar providências em relação ao ensino das escolas, que consistem na criação de projetos educacionais que ensinem o Método Cíentifico para os alunos, com o fim de melhorar o senso crítico dos estudantes, fazendo assim com que não se subvertam a teorias sem embasamento. Agindo dessa forma, a ciência, assim como Comte menciona, trabalhará a favor de um mundo melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada